Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > EE Senador Antóvila Mourão realiza seleção de projetos para etapa estadual da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Amazonas

EE Senador Antóvila Mourão realiza seleção de projetos para etapa estadual da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

24 de junho de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 21 minutos

alunos apresentaram projetos com o objetivo de solucionar problemas socioambientais da comunidade escolar

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarEstudantes da escola Estadual (EE) Senador Antóvila Mourão Vieira, localizada no bairro São Lázaro, zona sul de Manaus, participaram, nesta terça-feira (24/06), de um momento imersivo na temática socioambiental. Debatendo temas como saneamento básico, energia sustentável, racismo ambiental e ansiedade climática, os alunos apresentaram projetos com o objetivo de sensibilizar pais e demais membros da comunidade escolar sobre os impactos das ações humanas no futuro do planeta.

O evento foi uma iniciativa da escola para mobilizar os estudantes na criação de projetos que possam representar o Amazonas na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, destinada a alunos entre 11 e 14 anos, que será realizada em Brasília no mês de setembro de 2025. Serão escolhidos 21 estudantes da REDE pública de todo o estado para participar de uma semana imersiva com palestras, workshops, painéis climáticos, iniciativas sustentáveis e demais atividades.

Unindo cultura e educação ambiental, estudantes assistiram a apresentações musicais realizadas em conjunto com professores da escola. Todas as músicas apresentadas tratavam sobre questões ambientais, com mensagens de apelo pela manutenção da Amazônia de pé. Para a diretora da unidade escolar, Antônia Linhares, é por meio de atividades como essa que o desejo de cuidar do meio ambiente nasce nos alunos.

“O nosso objetivo aqui é trazer para a comunidade escolar um pouco mais de conhecimento sobre o que seria a justiça climática, a educação e a sustentabilidade também”, afirmou a diretora.

Pequenas ações trazem grandes resultados

Foi proposto para o grupo de alunos escolhidos para representar os demais estudantes que observassem as problemáticas ambientais presentes no dia a dia de cada um deles. A partir disso, eles deveriam pensar em soluções práticas que pudessem amenizar ou solucionar tais problemas. Durante o evento, os grupos apresentaram e defenderam suas alternativas de solução, participando também de uma votação para escolher o grupo que representará a escola na etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O grupo com maior número de votos foi o da aluna Emilly Limeira, do 9º ano. De acordo com Emilly, foi observado pelos alunos uma grande quantidade de lixo que, com as chuvas, podem entupir o sistema de drenagem e esgoto da cidade.

“Eu fui pensando em todos problemas e, no momento, organizei tudo junto com os meus colegas, e uma das soluções que está sendo pensada é a criação de uma patrulha ambiental, juntar os alunos que estão interessados em ajudar na horta, e começar a cuidar”, destacou Emilly.

A professora coordenadora do evento, Tereza Santos, que leciona a disciplina de geografia, buscou ampliar a discussão para além dos temas de desmatamento, ensinando os alunos conceitos mais complexos como racismo ambiental, ansiedade climática e as leis que protegem as florestas.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Isso a gente tem que trazer para a realidade do aluno de hoje, seja na escola, seja no bairro, porque ele é um cidadão crítico, então ele só PODE se engajar com essas pautas a partir da própria vivência”, reiterou a professora.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?