Há 57 segundos
Projeto tem como objetivo estimular o conhecimento dos estudantes em relação ao conteúdo avaliado no Saeb
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
estudantes do 5º ano do ensino fundamental da escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Balbina Mestrinho, localizada na zona sul de Manaus, participaram, nesta quarta-feira (27/08), da primeira etapa do projeto “Circuito do Saber: Aprender Brincando para Melhorar no Saeb”, que, de maneira interdisciplinar, trabalha os conteúdos alvos do Sistema de Avaliação de educação básica (Saeb). A dinâmica do projeto consiste na realização de três circuitos de gincanas com as turmas que irão realizar a prova do Saeb no mês de outubro, desenvolvendo o pensamento lógico dos estudantes.
A primeira turma avaliada foi dividida em dois grupos de 15 alunos, que participaram de desafios lúdicos e pedagógicos, unindo a educação física com as disciplinas de Língua Portuguesa e matemática. Os estudantes se dividiram em equipes azul e vermelha, caracterizados com a cor de cada time.
O conteúdo abordado nas questões a serem respondidas pelos alunos foi construído após a realização dos simulados internos na instituição de ensino. Para a diretora da escola, Jeane Melgueiros Hidalgo, os estudantes se sentem mais motivados para a revisão de conteúdo ao encontrar uma aula que fuja um pouco da rotina.
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar“A nossa expectativa é que eles sanem as dificuldades que tem de alguns descritores, e que a gente possa ainda trabalhar, em tempo hábil, esses descritores, para que os alunos possam se sair muito bem na avaliação macro”, disse.
Uma aula diferente
Ao longo do ano letivo, os alunos participaram de 13 simulados internos de preparação para o Saeb, o que possibilitou aos professores identificar em quais conteúdos os alunos apresentavam maior dificuldade. Por meio de desafios de memorização, pensamento lógico e interpretação textual, os estudantes entraram no clima de competição e torceram por cada colega de classe no circuito.
A cada resposta incorreta, o professor da disciplina em questão realizava a explicação do conteúdo avaliado. Para o estudante Jean Lucas, 11, do 5º ano, o circuito é importante tanto para a revisão do conteúdo cobrado no Saeb, quanto para revisão geral como uma ajuda para as notas do boletim dos alunos que encontram alguma dificuldade nas disciplinas.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
“Achei o circuito muito legal, e muito prático para ajudar a gente na prova do Saeb, além de também ajudar na coordenação motora. Eu me preparei muito em casa, contei com a ajuda da minha mãe, e revisei principalmente matemática”, destacou.
Ao fim das provas, a equipe vermelha se consagrou como campeã da 1ª etapa do circuito. Com muita alegria, os alunos comemoraram o resultado, prometendo estudar ainda mais para continuar com a vitória nas próximas etapas. A estudante Eduarda Gradinava, 10, do 5º ano, afirmou que a vitória veio após muitas horas de estudo por parte de cada um da turma.
“Eu me preparei e estudei muito, tanto matemática, quanto Língua Portuguesa, eu levei o caderno para casa, fiquei estudando a tabuada, e tentei ficar calma também”, disse a aluna.