Há 33 minutos
Projeto é ligado ao Pelci tem contribuído na formação e educação de inúmeras crianças e jovens
FOTOS: Antonio Lima e Arquivo/SecomVoltado para o incentivo à prática esportiva e formação de novos atletas amazonenses, o projeto ‘Formando Campeões’, do Governo do Amazonas, alcançou mais de 1 mil atletas em 117 mil aulas, dois anos após sua implementação. O projeto faz parte do pacote de investimentos no setor esportivo, anunciado pelo governador Wilson Lima, em março de 2023, que somou mais de R$ 8 milhões.
O ‘Formando Campeões’ é destinado a alunos de 7 a 17 anos, que podem participar de duas modalidades gratuitas de luta: wrestling e jiu-jitsu. Ligado ao Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), tem contribuído na formação e educação de inúmeros jovens atletas.
FOTOS: Antonio Lima e Arquivo/Secom“O projeto Formando Campeões é um compromisso com os esportes de lutas que tanto dão resultado para nosso estado. Estamos muito orgulhosos do alcance desses projetos e seguiremos firmes no fortalecimento dessas práticas esportivas”, avaliou o Secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.
À frente das aulas de jiu-jitsu do projeto está o professor André Francisco. Ele explica sobre os esforços de cada aluno que frequenta o espaço para conseguir chegar mais longe no esporte e a importância de investimentos em iniciativas como essa.
“São crianças e jovens que têm futuro e que estão longe da criminalidade. Fico muito alegre como professor, porque vejo muitas crianças e jovens treinando nesse tatame e sendo campeões. É um projeto muito bom e uma oportunidade que o Governo do Amazonas está oferecendo”, destacou André Francisco.
Curso de Defesa Pessoal Feminina
Além do foco nos jovens atletas, o projeto também beneficiou mais de 2 mil mulheres na capital e no interior do estado com o Curso de Defesa Pessoal Feminina, destinado para trabalhar a autoestima, preparação física e psicológica das mulheres no dia a dia.
Juliane Aguiar, de 27 anos, foi aluna da primeira turma de Defesa Pessoal Feminina. Sem nunca ter tido contato com nenhuma modalidade de luta ou defesa pessoal antes, ela acabou se adaptando à rotina de treinos. Com o término da primeira edição do curso, decidiu seguir na Vila Olímpica, mas fazendo outro esporte: o jiu-jitsu.
FOTOS: Antonio Lima e Arquivo/Secom“É muito importante pelo fato de ser gratuito, pois eu não teria condições de pagar por fora. Temos apoio de todo mundo aqui e acabamos virando uma família. O projeto da Defesa Pessoal foi essencial para me dar oportunidade de conhecer outros esportes e modalidades e o jiu-jitsu foi o que me chamou atenção”, disse Juliane Aguiar.
Como se inscrever nos projetos
Para o projeto ‘Formando Campeões’, os interessados devem comparecer no Tatame de jiu-jitsu da Vila Olímpica, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h, com os seguintes documentos: cópia de RG do aluno e responsável; uma cópia do CPF do aluno e responsável; uma declaração escolar; uma foto 3×4 e uma cópia do comprovante de residência.
A edição mais recente do Curso de Defesa Pessoal Feminina aconteceu, no último sábado (22/03), no município de Coari. Para edições futuras, as interessadas podem acompanhar as redes sociais da Sedel e seguir as orientações para inscrição nas aulas.