Há 35 minutos
A proposta busca estimular o consumo de produtos regionais, ao mesmo tempo em que fortalece a renda dos agricultores familiares
Fotos: Bruno Leão/SedectiA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou, nesta quarta-feira (02/04), a primeira edição da feira de produtos regionais. A proposta busca estimular o consumo de produtos regionais, ao mesmo tempo em que fortalece a renda dos agricultores familiares.
A programação ocorreu ao longo da manhã no estacionamento da sede da Sedecti, com barracas com grande variedade de produtos como, castanha, hortifruti, vendas de plantas e outros alimentos.
A secretária-executiva de Administração e Finanças, Ana Bessa, destacou a importância da colaboração para movimentar a economia da região com a participação dos servidores da Sedecti.
“A feira já ocorre em diversas secretarias e outros órgãos, e, pensando em facilitar o acesso aos servidores, decidimos trazer essa iniciativa também para dentro da nossa secretaria. A ideia é oferecer produtos mais acessíveis, evitando que precisem se deslocar e arcar com custos adicionais de transporte, tornando a experiência mais prática e econômica para todos”, ressaltou a secretária.
De acordo com um dos gestores do e cooperador da feira, Dhalymberg Maia, a parceria fortalece e possibilita mostrar o trabalho que os produtores da ADS, comercializando uma variedade de produtos, incluindo frutas, verduras, artesanatos, plantas e lanches regionais.
“A feira tem possibilitado oferecer uma nova fonte de renda para as famílias do interior, todos que puderem vir terão acesso a produtos de qualidade a preços mais acessíveis”, explicou o gestor.
Segundo Sidnei Magalhães, chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), que visitou a feira ao longo da manhã, a ação viabiliza e aproxima o público em geral com a área bioeconômica da região.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti“Achei interessante ter acesso a esses produtos que não encontro com facilidade perto de casa. Só hoje comprei adubo para plantas, castanhas e outros itens, que geralmente não encontro em outros supermercados”, disse Sidnei.
Segundo a secretária-executiva, a edição especial estava planejada para acontecer no mês do consumidor, em março, mas acabou sendo realizada somente neste mês.
“Essa é uma edição inicial, com menos produtos. Se o resultado for positivo, eles prometeram firmar a parceria e trazer novas edições, com mais produtos e barraquinhas, em futuras oportunidades”, destacou Ana.