Há 32 minutos
Realizados pelo Idam, os serviços foram feitos em duas etapas, nos dias 14 e 19 de fevereiro, devido à distância das comunidades
FOTOS: Divulgação/IdamAgricultores familiares das comunidades Santa Terezinha e Caité, em Tonantins (distante 865 quilômetros da capital), foram beneficiadas com a emissão de 16 Cartões do Produtor Primário (CPP), 23 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e 16 inscrições no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e assistiu 23 famílias.
As visitas foram feitas em duas etapas, nos dias 14 e 19 de fevereiro, devido à distância das comunidades, aproximadamente 54 quilômetros da sede do município, na margem esquerda do rio Solimões.
“Os documentos são fundamentais para que as famílias tenham acesso às políticas públicas e, por isso, realizamos uma série de mutirões nas comunidades mais distantes para alcançarmos os produtores familiares que não conseguem vir à sede do município para fazer a regularização das suas atividades rurais”, ressaltou o gerente Unidade Local (UnLoc) do Idam, Dirley Mendes.
O gerente informou, ainda, que a comunidade Santa Terezinha se dedica à produção frutífera, de mandioca e macaxeira, hortaliças e à extração de castanha-do-Brasil. E os produtores de Caité atuam no manejo do pirarucu, tambaqui, peixes miúdos, produção frutífera e de hortaliças.
FOTOS: Divulgação/IdamConforme o Mendes, os técnicos visitaram, até o momento, oito comunidades, entre as tradicionais Alegria, Caité, Santa Terezinha e Divino Espírito Santo das Panelas, e as indígenas Jacapari Santo Antônio, Curupira, Santa Cruz e São Francisco, em Tonantins.
Os técnicos da Unidade Local do Idam foram acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Tonantins, vereador Francisco de Góes Maia, e contaram com apoio logístico fornecido pela casa legislativa.