Evento em Tefé apresenta guia ilustrado bilíngue sobre sapos, rãs e pererecas da região do Médio Solimões.
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoia o encontro Save the Frogs que será realizado em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) no dia 29 de novembro, com o lançamento oficial de um guia ilustrado de anuros do Médio Solimões. O evento integra o projeto “Popularizando os sapos da região do médio Solimões, Amazônia Brasileira: um olhar pela Terra Firme, Várzea e Paleo-várzea” e é financiado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital nº 003/2025.
Sobre o encontro
O encontro, realizado pela primeira vez no interior do Amazonas, é inspirado no movimento internacional criado em 2008 pelo biólogo Kerry Kriger e coordenado por Kelly Torralvo, pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). A programação, prevista para 29 de novembro, inclui atividades interativas e expositivas voltadas à popularização da ciência e à valorização da fauna amazônica.
A iniciativa tem como objetivo promover informações e sensibilizar a população sobre a importância dos anuros, grupo de anfíbios que inclui sapos, rãs e pererecas, por meio da distribuição do guia durante workshops comunitários.
Desafios para a conservação
Kelly Torralvo destacou fatores que afetam os anuros e a necessidade de combater a desinformação. “Existem vários fatores que afetam esse grupo, porque são sensíveis às mudanças do ambiente. Poluição, desmatamento e mudanças no clima são riscos atuais. A desinformação e a falta de simpatia das pessoas com as espécies são comuns em ambientes urbanos e ribeirinhos, já que não são animais desejados ao convívio”, afirmou a coordenadora.
Conteúdo do guia ilustrado
O guia ilustrado abrange três ambientes amazônicos: Terra Firme na Floresta Nacional (Flona) de Tefé; Várzea na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá; e Paleovárzea (RDS Amanã). Produzido em linguagem acessível e em versão bilíngue (português e inglês), o material reúne fotografias e informações morfológicas e ecológicas de mais de 80 espécies.
A publicação será distribuída nas três unidades de conservação participantes e é destinada a moradores locais, agentes de gestão, educadores e interessados em atividades de ecoturismo e conservação ambiental. “Além de sensibilizar, com informações e fotografias a quem convive com esses animais, o guia tem como objetivo o uso em atividades de ecoturismo que já acontecem e vêm se consolidando nas unidades de conservação em que amostramos as espécies. O guia tem uma linguagem leve, é ilustrativo e será publicado com traduções em inglês”, detalhou Kelly Torralvo.
Fomento científico e alcance
A pesquisadora ressaltou o papel do apoio financeiro na popularização da ciência no interior do Estado e a necessidade de recursos para produzir materiais de qualidade. “A popularização da ciência se faz com muitas mãos e é necessário muito recurso financeiro também. São com eles que conseguimos apostar em materiais de qualidade, proporcionando uma experiência marcante aos participantes dos eventos e para que possamos chegar em locais mais distantes, como é o caso das comunidades ribeirinhas”, concluiu a coordenadora projeto.
Sobre o POP CT&I
O POP CT&I é uma iniciativa da Fapeam que financia ações e eventos de popularização científica em formatos presencial, virtual ou híbrido, com ênfase em atividades no interior do Amazonas. O programa também apoia a produção e distribuição de materiais educativos, contribui para democratizar o acesso ao conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação e fortalece a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025.
A agenda de eventos científicos e tecnológicos apoiados pela Fapeam no segundo semestre de 2025 PODE ser consultada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/
Assuntos nesse artigo:
#savethefrogs, #anuros, #anfibios, #guiailustrado, #mediosolimoes, #tefe, #fapeam, #popcti, #edital0032025, #kellytorralvo, #idsm, #mamiraua, #varzea, #terrafirme, #paleovarzea, #ecoturismo, #conservacao, #biodiversidade, #poluicao, #desmatamento, #mudancasclimaticas

