Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Escolas Estaduais são premiadas em concurso de Soluções Sustentáveis do TCE-AM
Amazonas

Escolas Estaduais são premiadas em concurso de Soluções Sustentáveis do TCE-AM

21 de março de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 32 minutos

Projetos desenvolvidos por professores e alunos estimulam a educação ambiental no ambiente escolar

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Geny Bentes de Jesus, localizada em Parintins (a 369km de Manaus), e a EE Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada na zona sul de Manaus, receberam, em cerimônia realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), premiação referente ao concurso de Soluções Sustentáveis na Amazônia, promovido pelo órgão. As escolas ganharam destaque com projetos, desenvolvidos por professores e alunos, que incentivam a comunidade escolar a pensar soluções práticas voltadas à sustentabilidade na Amazônia.

O concurso foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), direcionado para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental II da Secretaria de educação. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (20/03) e, como premiação, as escolas receberam notebooks, tablets, smartphones e datashows.

A iniciativa visa preparar os estudantes para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP), que acontecerá pela primeira vez na Amazônia, na cidade de Belém, em novembro de 2025. Os trabalhos premiados abordam temas como gestão da água, gestão de resíduos sólidos e estratégias para redução dos danos das mudanças climáticas.

O primeiro lugar do concurso ficou com o projeto “Arborização e práticas de educação Ambiental”, da EE Geny Bentes de Jesus, coordenado pela professora Patrícia Rosaneide Nunes Pereira, com participação das estudantes Bianca Yasmin Machado, Kamylla Alves Fragata, Letícia de Souza Gomes, Vitória Raulin Monteiro e Vivian Reis da Costa, alunas do 7°, 8° e 9° ano.

O projeto promoveu o plantio de ipês e outras árvores nativas na área escolar para mitigar os impactos ambientais da proximidade com um aterro sanitário, reduzindo o acúmulo de água, as ilhas de calor e melhorando a qualidade do ar.

“A gente busca sempre incentivar os professores a fazerem essa inscrição dos alunos, porque com o projeto inscrito já tem condições de ganhar. São projetos muito bons, desenvolvidos tanto pelos professores, quanto pelos alunos, e enriquecem muito o currículo deles ao trabalhar com essa metodologia”, afirmou o diretor da unidade de ensino, Robson Neres.

A principal inovação do projeto foi o plantio das mudas de árvores de grande porte, nativas da Amazônia, na área externa da escola, uma alternativa natural para minimizar o odor forte do aterro sanitário e o calor no entorno da escola, levando em consideração a Teoria da Ecologia da Paisagem e Serviços Ecossistêmicos, alvo de pesquisa da professora Patrícia Rosaneide.

“Nós esperamos que esse reconhecimento venha a favorecer, que outros colegas e outros alunos possam também participar de projetos semelhantes”, ressaltou a professora.

Gestão inteligente de resíduos sólidos

A EE Almirante Ernesto de Mello Baptista ficou em terceiro lugar com o projeto “O lixo não é tão ‘lixo’ assim: Gerenciamento de resíduos sólidos na escola Almirante Ernesto de Mello Baptista”. Coordenado pela professora Mary Luci Souza, o projeto também contou com a participação dos alunos Davi Assis Ferreira Batista e Ludmila Castro Batista Miranda.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarA iniciativa envolveu campanhas de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, criação de pontos de coleta de tampinhas e garrafas PET, criação de produtos de limpeza ecológicos, além do desenvolvimento de um bueiro inteligente, com tecnologia capaz de identificar o acúmulo de resíduos e alertar sobre a necessidade de limpeza.

“Esse reconhecimento é muito importante, pois mostra que pequenas iniciativas podem gerar grandes impactos. O projeto nasceu da vontade de promover uma gestão mais consciente dos resíduos sólidos em nossa escola”, afirmou a professora Mary Luci.

O principal objetivo foi promover a sustentabilidade no cotidiano por meio de ações que reduzem o descarte inadequado de resíduos sólidos, utilizando tecnologias inovadoras para otimizar a gestão de resíduos e minimizar os impactos ambientais. O projeto realizou pesquisas, rodas de conversas, entrevistas envolvendo os alunos e a comunidade escolar, instalou pontos de coleta de garrafas PET na escola e desenvolveu campanhas de conscientização.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PC-AM divulga imagens de duas pessoas desaparecidas na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Preme 2026: ADS encerra recebimento de amostras para análise de produtos que devem compor a merenda escolar

Por administrador
Amazonas

Histórias de estudantes reforçam a importância da dedicação e do papel da escola na construção de projetos de vida

Por administrador
Amazonas

Campanha Nota Fiscal Amazonense amplia prêmios e realiza próximo sorteio dia 11

Por administrador
Amazonas

Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico

Por administrador
Amazonas

Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador

Por administrador
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf fiscaliza transporte de frutas no Porto da Ceasa

Por administrador
Amazonas

Amazonas Filarmônica realiza concerto sinfônico no Teatro ICBEU

Por administrador
Amazonas

Arena da Amazônia recebe final 1° Turno do Barezão e Vila Olímpica oferece 100 vagas de defesa pessoal feminina

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas

Por administrador
Amazonas

Moradores de Santa Isabel do Rio Negro destacam benefícios garantidos com mais investimentos do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Programa Deep Tech: Fapeam recebe propostas dos interessados até 19 de março

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?