Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez a Manaus com oficinas formativas e entrada gratuita
Amazonas

Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez a Manaus com oficinas formativas e entrada gratuita

23 de outubro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Peça será apresentada nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro da Instalação, e propõe uma reflexão sobre o silenciamento feminino e a violência de gênero

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Após passar por nove capitais brasileiras, o espetáculo “Eu Capitu” chega pela primeira vez a Manaus, com apresentações gratuitas no sábado e domingo (25 e 26/10), às 19h30, no Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, Centro, zona sul de Manaus. A montagem é uma releitura contemporânea de Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob o olhar feminino, e propõe uma reflexão sobre o silenciamento das mulheres e a violência de gênero na sociedade atual.

Com texto de Carla Faour e direção artística de Miwa Yanagizawa, a peça é protagonizada por Flávia Pyramo e Mika Makino, e conta com idealização e direção geral de Felipe Valle. A realização é da Trupe Produções Artísticas e da Pagu Produções Culturais, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

Uma nova voz para Capitu

Em Eu Capitu, o público acompanha a história de Ana (Mika Makino), uma menina às vésperas da adolescência que vive em um ambiente de violência doméstica e busca refúgio em seu mundo imaginário. Sua mãe, Leninha (Flávia Pyramo), sofre em um relacionamento abusivo, realidade que impacta diretamente a filha.

Obrigada a estudar Dom Casmurro para uma prova escolar, Ana passa a identificar no clássico literário as dores e silêncios que também a cercam. É nesse encontro entre realidade e ficção que surge uma nova Capitu, livre para narrar sua própria história.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A autora Carla Faour explica que o texto propõe um olhar simbólico e poético sobre temas duros. “Se o assunto é pesado, eu queria tratar de forma doce e lúdica, criando um universo metafórico. A peça dá voz às mulheres em um mundo que ainda é dominado por narrativas masculinas, seja na política, nas artes ou nas famílias”, afirma.

Do trauma à criação artística

A ideia para o espetáculo surgiu após o produtor Felipe Valle testemunhar um episódio de violência doméstica no qual não conseguiu intervir. O sentimento de impotência o levou a revisitar Dom Casmurro, enxergando no texto de Machado de Assis as múltiplas formas de violência simbólica e emocional que atravessam as relações humanas.

“Percebi toda a carga de machismo contida naquela obra e quis trazê-la ao teatro pelo olhar feminino. Por isso, convidei mulheres para dirigir, escrever e dar vida a essa história, tão atual e necessária”, explica Valle.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A diretora Miwa Yanagizawa reforça o papel do teatro como espaço de reflexão. “Nos interessa instigar o público a enxergar outras possibilidades narrativas e a tomar consciência a partir de múltiplas perspectivas. O palco é um lugar para levantar questionamentos, não apenas para oferecer respostas”, destaca.

Programação

As apresentações em Manaus acontecem no sábado e domingo (25 e 26/10), ambas às 19h30, no Teatro da Instalação. No sábado, o público poderá participar de uma roda de conversa com a equipe artística após o espetáculo.

No domingo, a sessão será acessível em Libras e com audiodescrição.

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes de cada sessão. A classificação indicativa é de 14 anos, e a duração aproximada é de 90 minutos.

Oficinas

Além das apresentações, o projeto inclui duas oficinas formativas voltadas a artistas, estudantes e produtores culturais.

Oficina Petrobras “Eu Outra”, ministrada por Miwa Yanagizawa, no sábado (25), das 9h às 13h, no Centro Cultural Palacete Provincial. A atividade propõe uma reflexão sobre narrativas pessoais e ficcionais a partir de objetos afetivos. As inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/dB4oxgNjPn6ebnbE7

Oficina Petrobras “Da Ideia ao Projeto”, conduzida por Bárbara Galvão, no domingo (26), acontece das 13h às 17h, no Teatro da Instalação. O foco é o processo de criação e planejamento de projetos culturais. As inscrições são pelo formulário: https://forms.gle/pSscLpRBjuqDvH1U6

Com uma abordagem sensível e atual, “Eu Capitu” revisita a literatura clássica para dar voz às mulheres silenciadas e reafirmar o poder da arte como instrumento de transformação e escuta.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Por administrador
Amazonas

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por administrador
Amazonas

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por administrador
Amazonas

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por administrador
Amazonas

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Por administrador
Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

Por administrador
Amazonas

Atleta do Pelci representará o Amazonas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?