Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias
Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Dulcinéia Varela participam de Mostra de Linguagens e suas Tecnologias

25 de junho de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 38 minutos

De terça-feira (24/06) a quinta-feira (26/06), alunos do ensino Regular e EJA realizam apresentações sobre a variação linguística brasileira

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual (EE) Inspetora Dulcinéia Varela Moura, localizada no bairro NOVO Israel, zona norte de Manaus, realiza, até amanhã (26/06), a Mostra de Linguagens Dulcinéia Varela, apresentada por estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio. O evento integra a Mostra Cultural Interdisciplinar, que acontece anualmente na unidade escolar.

Com a participação de mais de 50 turmas do turno matutino, vespertino e noturno, dos ensino Regular e educação de jovens e adultos (EJA), os alunos, por meio de peças de teatrais, jogos e apresentações temáticas, abordam temas como variação linguística e diversidade cultural por região do território brasileiro.

A diretora da EE Dulcinéia Varela, Nelcineide Lira, compartilhou como a iniciativa permite a interação social e o aprendizado dinâmico das diversas disciplinas, usando a criatividade para expor conhecimentos entre os estudantes.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar“O segmento deste ano é ‘Linguagens e suas tecnologias’, que fala sobre as várias formas de linguagens. Isso coloca os estudantes para expor, de uma maneira artística, tudo que eles conheceram e aprenderam em sala de aula”, afirmou a diretora.

Aprendizado coletivo

Durante o primeiro dia da mostra, na terça-feira (24/06), os alunos da 1ª série apresentaram a variação linguística dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de apresentações em salas temáticas. Já os estudantes da 2ª série puderam falar sobre a variação linguística a partir da literatura em peças de teatro.

Abordando os livros “Senhora”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; e “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, os alunos debateram sobre a variação linguística ao longo dos anos. Os estudantes da 3ª série finalizaram a mostra com aulas dinâmicas, utilizando jogos e atividades criativas.

À frente do projeto, o professor de Língua Portuguesa Daniel Nery elucidou a relevância do ensino de português, em sala de aula, e como os estudantes se programaram para apresentar todo conteúdo da melhor maneira possível, durante os três dias da mostra.

“Tudo isso baseado na gramática como sintaxe, morfologia e também produção textual, então são três dias de muitas programações e muitas apresentações de excelência mesmo”, comentou o professor.

FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarSotaques e diferenças

Falando sobre o Ceará, a aluna Jussarah Castro, 15, esclareceu que sua turma buscou apresentar a diversidade cultural do estado por meio da encenação, utilizando gírias da região e trazendo expressões que ela ainda não conhecia.

“Eu aprendi o significado de muitas expressões que eu não conhecia, como ‘oxente’ ou ‘manazinha’. E acho que está sendo uma experiência muito legal na sala de aula, que é um lugar para aprender coisas novas”, completou a estudante.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?