Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Estudantes da rede estadual se classificam para a etapa nacional da Olimpíada de História do Brasil
Amazonas

Estudantes da rede estadual se classificam para a etapa nacional da Olimpíada de História do Brasil

27 de junho de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 35 minutos

Alunas da escola Estadual Ângelo Ramazzotti se classificaram em 1° lugar na etapa estadual e se classificaram para a etapa final, em Campinas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarDa escola Estadual Cívico Militar Ângelo Ramazzotti, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, as estudantes Maria Paula Patrocínio, Mirella Medeiros e Dayana Araújo, conquistaram o 1º lugar na etapa estadual da 17ª Olimpíada Nacional de história do Brasil (ONHB). As alunas seguem para fase final, que acontece entre os dias 30 e 31 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP).

A Olimpíada Nacional de história do Brasil é um projeto de extensão da Unicamp, que busca debater e incentivar o estudo da história do país a partir de imagens, documentos e interpretação de texto. Composta por sete etapas e abordando o tema “Informação: produção, circulação, limites e possibilidades”, foram cerca de 667 equipes inscritas para a competição de todo estado do Amazonas.

A estudante Maria Paula Patrocínio, da 3ª série do ensino médio, é uma das alunas que está classificada para a etapa final. Para a aluna, foi um período de aprendizado onde, em equipe, ela PODE agregar conhecimentos sobre interpretação de texto e produção de artigos científicos a partir do conteúdo de história.

“Representar o nosso estado como 1° lugar e como escola pública é magnífico, pois nos esforçamos muito, aprendemos muito e estamos muito felizes por sermos finalistas. Temos grandes expectativas para a final e vamos refletir sobre o que aprendemos, o que treinamos e vamos dar o nosso melhor”, comentou a estudante.

Conhecimentos marcantes

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarA ONHB é dividida em sete fases, seis online e uma presencial, onde os estudantes em equipes de três integrantes podem debater e aprofundar temas relacionados aos meios de informação e inteligência artificial, abrangendo a relação entre a comunicação, e à memória histórica e o papel das mídias na construção da sociedade brasileira ao longo do tempo.

A equipe intitulada “tambaqui” contou com a orientação do professor de história Rômulo Souza, que incentivou a leitura de obras para aumentar seus repertórios e o debate saudável para elaboração de respostas. A partir disso, as alunas produziram textos e um artigo científico sobre o rádio na Amazônia.

O professor explica que as alunas trabalharam arduamente, conversando com profissionais, em especial radialistas para a produção do artigo, e que essa conquista é fruto desse trabalho intenso.

“Elas são três estudantes extremamente dedicadas que passaram por seis etapas até chegar a essa grande final. Eu tenho uma grande expectativa de que talvez elas tragam medalhas para o estado do Amazonas”, declarou o professor.

A ONHB

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarAs alunas se preparam para a etapa presencial na Unicamp, em São Paulo, onde poderão conhecer estudantes de diversos estados do país e desenvolver experiências e pensamentos críticos a respeito da história do Brasil.

A ONHB também integra o programa “Vagas Olímpicas”, da Unicamp, e as alunas, além de participar da etapa final da competição, poderão prestar um vestibular especial, voltado aos estudantes e medalhistas da Olimpíada, o que poderá garantir uma bolsa na universidade.

Acompanhando as estudantes, o professor Rômulo também participará de uma formação especial com historiadores renomados e especialistas em ensino de história de todo o Brasil.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Por administrador
Amazonas

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por administrador
Amazonas

SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte

Por administrador
Amazonas

Dezembro Laranja: No mês de combate ao câncer de pele, SES-AM continua a intensificação de cirurgias dermatológicas na Fuham

Por administrador
Amazonas

Sejusc realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante a 27ª edição do Governo Presente

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: SES-AM realizou mais de 1,4 mil atendimentos no Lago Azul

Por administrador
Amazonas

Dezembro Vermelho: Prevenção, Testagem e Ação Integrada no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

PC-AM realiza Operação Guardiões do Guaraná para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador
Amazonas

Jovem talento nos tatames: Aluno do CMPM conquista títulos internacionais e se firma como prodígio no jiu-jitsu

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina reunirá 180 alunas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e famílias do Monte Horebe fecham acordo sobre soluções de moradia definitivas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?