A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu, nesta terça-feira (18 de novembro), estudantes do 6º semestre de economia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e as jogadoras de voleibol do Rio Negro Clube para uma visita guiada pelos setores administrativos e legislativos da Casa.
A atividade integra a programação de extensão acadêmica da UEA e reforça o compromisso da CMM em aproximar a população do cotidiano político da cidade.
A visita ocorreu como parte da disciplina de economia no Setor Público, ministrada pelo professor Armando Clovis Marques, que destacou a importância de os alunos conhecerem de perto o ambiente responsável pela aprovação do orçamento municipal.
“Sou professor da disciplina economia no setor público, que trata da questão da economia do Estado, do Município, das receitas e despesas públicas. Nas aulas estamos trabalhando sobre orçamento público, e parte dela é de extensão. Então pensamos em visitar a Câmara, afinal quem tem o papel fundamental de aprovar o orçamento se não os vereadores. Eles precisam conhecer esse espaço e saber como essas coisas tramitam aqui”, afirmou.
Durante o percurso, os estudantes conversaram com vereadores e puderam entender melhor o papel político e social do Parlamento Municipal. O vereador João Paulo Janjão (Agir) ressaltou a relevância desse contato direto com a juventude.
“Conversei com eles sobre as responsabilidades dos vereadores, então é muito importante que eles conheçam a realidade da Câmara. Quem sabe não estamos diante de futuros políticos que também vão mudar a realidade de Manaus e do Amazonas”, destacou.
O vereador Zé Ricardo (PT) também acompanhou o grupo e reforçou a importância da educação política.
“Muito importante esse trabalho que é feito pela Câmara, mostrando o trabalho e a importância dela e dos vereadores para a sociedade. Os estudantes precisam entender quão importante é a política, a preocupação do cidadão de acompanhar as decisões e o que está sendo debatido, afinal isso vai afetar sua vida e da sociedade. A escola do Legislativo dá uma grande contribuição. Tem que ser isso, precisamos trazer os jovens”, disse.
Ao final da programação, a coordenadora acadêmica da escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, Lara Fernandes, destacou que a Câmara está de portas abertas para receber escolas, instituições e grupos interessados.
“Qualquer gestor, qualquer professor das escolas públicas municipais, estaduais ou particulares podem entrar no site da Câmara e agendar uma visita guiada. Aqui eles vão conhecer não só todas as dependências da CMM, mas entender o papel dela e do vereador na nossa cidade”, explicou.
Visitas podem ser agendadas gratuitamente pelo site oficial da CMM.
Texto: Michael Douglas/Dicom

