Muita animação, risos e interatividade marcaram o último “Viradão Saeb – Aula E+ Show”, com os estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira, 13/10, no auditório da Secretaria Municipal de educação (Semed), zona Centro-Sul. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 alunos, de 14 escolas, divididos entre manhã e tarde, que tiveram aulas de língua portuguesa e matemática. A aula também foi transmitida pelo YouTube no canal oficial da Semed.
A programação tem como meta principal reforçar o conhecimento em língua portuguesa e matemática, além de preparar os alunos para a prova do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb), que acontece do dia 20 a 30/10.
O aulão é mais uma ação do programa “Educa+Manaus” da Semed com foco nos descritores da matriz de referência do Saeb, na qual busca promover a excelência no processo de ensino aprendizagem.
O secretário de educação, Júnior Mar, acompanhou de perto a participação dos estudantes e afirmou que o viradão mostra toda a preocupação do poder público para que a REDE municipal de ensino consiga avançar mais ainda na prova do Saeb.
“Nós oferecemos aos nossos estudantes o que realmente importa, educação, aprendizado e reconhecimento. Manaus foi a capital brasileira com maior crescimento na última prova Saeb, e temos confiança de que alcançaremos os melhores resultados. A educação pública não é inferior à particular, pelo contrário, buscamos melhores estruturas, salários justos e ensino de qualidade”, concluiu.
Aprendizado
Primeira colocada nas últimas três provas do Saeb, pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da secretaria, a escola municipal Padre Calleri, localizada na BR-174, quilômetro 13, zona rodoviária, vai participar da prova com cerca de 25 alunos do 5º ano. Segundo a aluna Vitória Manuelly Martins, de 10 anos, que tem dificuldades em matemática, o aulão vem para ajudar no seu aprendizado.
“Aprendi muitas coisas e senti que meu desenvolvimento melhorou com as aulas, porque eles explicam e ensinam muito bem. Vou continuar aprendendo e evoluindo nos estudos. Tenho mais dificuldade em matemática, mas vou me esforçar até conseguir melhorar e ajudar minha escola. Agora, vou estudar todo sábado e domingo, tanto na escola quanto em casa, por uma ou duas horas, principalmente matemática”, comentou.
Com simulados, gincanas mensais, recursos tecnológicos, livros didáticos, entre outras atividades pedagógicas, a escola municipal Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, é uma das unidades de ensino que estão se preparando. De acordo com o professor Jefferson Albuquerque Aires, no último Saeb a escola alcançou 7.1, mas a meta agora é superar esse objetivo.
“Este momento é muito importante, pois consolida o trabalho que fazemos desde o início do ano. O viradão prepara melhor os alunos para a prova, focando nas habilidades em que eles têm mais dificuldade. Nesta reta final, trabalhamos com calma para tranquilizar os estudantes, garantindo que façam a prova sem estresse”, finalizou o educador.
— — —
Texto – Paulo Rogério Veiga/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCxksV