Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Evento apoiado pelo Governo do Amazonas discute cultura e Literatura Comparada
Amazonas

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas discute cultura e Literatura Comparada

18 de junho de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 8 minutos

A iniciativa é amparada pelo programa Parev, da Fapeam

Foto: Ayrton Lopes e Divulgação/Fapeam

Promover o diálogo entre pesquisadores em literatura e cultura, fortalecendo conexões que transcendem fronteiras geográficas e acadêmicas é o objetivo do “19º Congresso Internacional Abralic – Redes, Margens e Rios”. A ação é apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 001/2024.

O evento será realizado de 23 a 27 de junho, em Manaus, com atividades na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no museu da Amazônia (Musa), na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro Cultural Casarão de Ideias e no Teatro Gebes Medeiros.

O congresso é uma realização da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), em parceria com a UFAM e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em sua 19ª edição, busca valorizar vozes e perspectivas literárias marginalizadas, incentivando uma abordagem inclusiva e diversificada da Literatura Comparada.

A iniciativa é coordenada por Adriana Cristina Aguiar Rodrigues, doutora em Teoria e história Literária, que é membro da Abralic. “A metáfora dos rios alude à fluidez e interconexão das diferentes culturas, línguas e literaturas, incentivando o estudo e a compreensão dos contatos e interações entre elas”, informou a pesquisadora sobre o evento.

Foto: Ayrton Lopes e Divulgação/Fapeam

Programação

A programação inclui minicursos, mesas-redondas, simpósios, conferências, apresentação de pôsteres, premiação de pesquisas de mestres e doutores, e atividades culturais.

Os temas em discussão contemplam as literaturas indígena, latino-americana, africana e afro-brasileira. Também serão abordados o ensino de literatura e formação do leitor, estudos de tradução, literatura e meio ambiente, literatura e grupos subalternizados, e literatura e perspectivas sul-sul.

Os detalhes podem ser conferidos no link: https://xixcongressoabralic2025.my.canva.site/site-xix-congresso-internacional-abralic#home

Sobre a Abralic

Incentivo

A Abralic é uma das maiores associações de estudos literários da América Latina. Desde seu primeiro congresso, realizado em 1988, desenvolve e fomenta estudos que comparam diferentes obras na área de Letras.

É a primeira vez que o Amazonas sediará este evento. A estimativa de participação é de 1.400 pessoas, incluindo alunos da graduação e da pós-graduação, professores da educação básica e do nível superior, e pesquisadores de Literatura Comparada. Além disso, neste ano, em parceria com a Editora Valer, a Abralic irá publicar os trabalhos premiados durante o congresso.

“O evento tem grande potencial para impactar o estudo das culturas, dos povos, das literaturas na região, mas também o cenário nacional e internacional, promovendo outros olhares, descentralizados, a partir das margens, redes e rios”, declarou Adriana Cristina.

Apoio da Fapeam

A coordenadora define como fundamental o apoio da Fundação para a realização do evento, e afirma que sem esse suporte o congresso teria suas potencialidades limitadas.

“É um cenário bastante proveitoso para o Amazonas, e para as universidades situadas no Amazonas, que podem oferecer a seus estudantes e profissionais uma programação de qualidade”, concluiu.

Parev

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?