A 47ª edição ocorre no Parque de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus
Foto: Isaac Maia/SEPROR
Os produtores rurais e empresários do setor primário podem realizar negócios, visando a aquisição de insumos e maquinários agrícolas, a partir deste domingo (28/09), na 47ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas – Expoagro 2025, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de produção rural (SEPROR), com a isenção de imposto sobre circulação de mercadorias e Serviços (ICMS).
O incentivo fiscal será concedido durante os oito dias do evento, deste domingo até 5 de outubro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).
De acordo com o secretário da SEPROR, Daniel Borges, o Governo do Amazonas concedeu a isenção do ICMS para dar oportunidades aos produtores rurais adquirirem seus insumos e equipamentos agrícolas por um valor atrativo, com a finalidade de proporcionar novas tecnologias para o campo.
Foto: Isaac Maia/SEPROR
“O evento é uma grande oportunidade para o pequeno e médio produtor rural fazer negócios. A isenção engloba vários tipos de equipamentos como roçadeiras, triciclo, embarcações, e insumos voltados à alimentação animal, como rações para piscicultura e bovinocultura”, ressalta o secretário da SEPROR.
O benefício se estende apenas a expositores cuja mercadoria esteja vinculada ao ato da Expoagro e condicionada à emissão de nota fiscal específica, observando eventuais ajustes que venham a ser adotados pelo Governo do Estado.
Foto: Isaac Maia/SEPROR
Produtos contemplados com a isenção do ICMS
Máquinas e implementos agrícolas (tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, entre outros de mecanização agrícola). Animais (bovinos, equinos, ovinos e caprinos levados à feira para compra e venda).
Produtos e insumos agropecuários (fertilizantes, sementes, rações, defensivos agrícolas, insumos veterinários e de melhoramento genético). Equipamentos e materiais de pesca (barcos, motores, redes, anzóis, iscas artificiais e demais materiais usados na atividade pesqueira).
Produtos para piscicultura e aquicultura (tanques-REDE, rações específicas, alevinos). Produtos agroindustriais e agroalimentares expostos, na qual trata-se de alimentos processados e derivados da agricultura familiar, como o café amazonense, derivados de mandioca, frutas regionais processadas, entre outros.