As capacitações serão promovidas de segunda-feira (29/09) a 3 de outubro, das 8h às 16h, no Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins
Foto: Isaac Maia/SEPROR
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), promove, durante a 47ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a realização de 55 cursos profissionalizantes para o setor primário. As capacitações serão promovidas de forma gratuita e abertas ao público interessado.
De acordo com o secretário da SEPROR, Daniel Borges, é uma grande oportunidade para os produtores rurais que buscam a qualificação em diversos cursos, visando potencializar o setor primário na zona rural e, também, no interior do Amazonas.
“São cursos voltados para a atividade da agricultura, pesca, piscicultura, pecuária, entre muitos outros. Então aqui no parque, considerado a casa do produtor rural, eles vão encontrar todo tipo de capacitação. Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, vamos profissionalizar o setor, que a cada dia vem crescendo no Amazonas”, ressalta o secretário.
Foto: Isaac Maia/SEPROR
Os cursos serão realizados das 8h às 16h, dos dias 29 de setembro a 3 de outubro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado na BR-174, quilômetro 2, rodovia que interliga Manaus a Boa Vista (RR).
Coordenado pelo Departamento Pedagógico da SEPROR, as capacitações contam com o apoio Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa); e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Fotos: Isaac Maia/SeprorA programação completa PODE ser acessada no link: https://www.instagram.com/p/DO_0zbTkrSf/?igsh=ZXJmMnkzNG82cWY2
Segunda-feira (29/09)
Sala 19h – cadastro ambiental rural (CAR), Monitoramento e Regularização Ambiental;10h – Manejo e Conservação de Fauna Silvestre no estado do Amazonas;11h – Rotação de Culturas;14h – Recuperação das Áreas Degradadas no Bioma da Amazônia;15h – Pontos Críticos de Biossegurança em Granjas de Suínos no Amazonas;16h – Boas Práticas de Fabricação de Derivados de leite.
Sala 210h – Tecnologias Usadas na Inspeção de Alimentos (Biossensores, PCR, Espectroscopia, etc.);11h – Riscos microbiológicos e químicos em produtos de origem animal;14h – Mosca-da-Carambola;15h – Gestão estratégica para organização do agro;16h – Os Serviços Ambientais na Amazônia – Valorizando a Floresta em Pé.
Terça-feira (30/09)
Sala 19h – Reunião conjunta do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Cedrs) e do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.14h – Manejo e Comercialização do Cupuaçu;15h – Boas Práticas de Manejo de Bezerros;16h – Licenciamento e Transporte de Peixes na piscicultura.
Sala 29h – Boas Práticas no uso de Agrotóxico;10h – Inovação e Desenvolvimento em Produtos de Origem Animal;11h – Bioeconomia e Sustentabilidade em Pescador na Região;14h – piscicultura: canal de comercialização de peixe promovido pela ADS;15h – Caminho para o Desenvolvimento Sustentável;16h – Produção e comercialização na suinocultura: boas práticas de manejo.
Quarta-feira (1°/10)
Sala 19h – Roda de Conversa – Mulheres Transformando o Agronegócio;10h – Iniciação à Pesca Esportiva;11h – Boas Prática Agropecuárias na 47ª Expoagro;14h – Produção de Cafés Especiais;15h – Boas Práticas na produção de hortaliças;16h – Boas Práticas do Sistema de Pastejo Rotacionado.
Sala 29h – agricultura familiar e oportunidades: Conservação e processamento de frutos regionais;10h – Logística e agricultura familiar: Receituário Agronômico;11h – Receituário Agrônomo;14h – Condições Ideais de Cultivo: do preparo à estocagem; Boas Práticas no Cultivo da Melancia;15h – Boas Práticas no Cultivo da Melancia.
Quinta-feira (02/10)
Sala 19h – Associativismo e juventude rural: O Futuro no Campo;10h – Como estar dentro da lei e aproveitar a reserva legal de forma inteligente;11h – Manejo Sanitário na Aquicultura – Medidas Preventivas;14h – Alevinagem na piscicultura;15h – Implementação do Manejo do Pirarucu em áreas protegidas e Acordos de Pesca no Amazonas;16h – Diferença de Associativismo e Cooperativismo.
Sala 29h – Iniciando na piscicultura;10h – Produção e Comercialização na suinocultura: Boas práticas de manejo;11h – Práticas em AGO/AGE;14h – Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro;15h – Vassoura de Bruxa da Mandioca;16h – Ordenamento Pesqueiro.
Sexta-feira (03/10)
Sala 19h – Benefício do Mel e derivados com Serviço de Inspeção;10h – Do pescado ao consumidor: a Jornada do peixe salgado com sustentabilidade;11h – Da Granja à Mesa: fatores para se obter um ovo com qualidade;14h – Energia Solar no Amazonas: desafios e tendências;15h – Utilização da Biomassa na conservação e manejo de áreas com características de baixa fertilidade.
Sala 29h – Cadastro de Aquicultura;10h – Programa Nacional de Controle da Raiva – Estratégias, Desafios e o Papel do Médico Veterinário na saúde Única;11h – Conceito de Associativismo Rural;14h – Técnicas de Comercialização, Processamento e Conservação do Pescado;15h – Políticas Públicas e Subvenção Econômica: Oportunidades e Desafios do Manejo Sustentável do Pirarucu no Amazonas;16h – Implantação das culturas agrícolas de ciclo anual em várzea e terra firme.