Há 12 minutos
O encontro reúne lideranças indígenas, educadores e gestores públicos
FOTOS: Divulgação/ FepiamA Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) participou, nesta terça-feira (28/01), do Encontro Estadual de Educação Escolar Indígena com o objetivo de fortalecer as políticas de educação frente à crise climática nos territórios etnoeducacionais do Amazonas. O evento segue até quinta-feira (30/01).
O encontro reúne lideranças indígenas, educadores e gestores públicos para discutir ações estratégicas de curto, médio e longo prazos, visando a implementação de políticas públicas que atendam às demandas das comunidades indígenas em um contexto de mudanças climáticas.
“Este encontro é um marco para alinhar a educação indígena com as questões climáticas que impactam diretamente nossos povos”, destacou o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi.
Com a participação de redes educacionais indígenas, o evento aborda temas centrais como a preservação e gestão territorial, além de integrar a agenda global do clima às pautas educacionais.
O diálogo visa promover a materialização de políticas públicas que unam educação e sustentabilidade, assegurando o fortalecimento da educação escolar indígena, crucial para o futuro das comunidades.
“Nós estamos empenhados em garantir que as comunidades indígenas do Amazonas recebam apoio e tenham suas vozes ouvidas nas políticas públicas, que devem respeitar tanto o meio ambiente quanto os saberes tradicionais”, enfatiza o diretor-presidente da Fepiam.
Com a realização de encontros como este, a Fepiam reafirma seu papel estratégico na criação de políticas públicas que assegurem a sustentabilidade, a preservação cultural e a educação de qualidade para os povos indígenas do Amazonas, em sintonia com os desafios globais da crise climática.