Há 33 minutos
Além do policiamento, câmeras de alta tecnologia serão empregadas na Princesinha dos Solimões
Fotos: Victor Levy/SSP-AMO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícias Militar (PMAM), Civil (PC-AM) e do Corpo de Bombeiros (CBMAM) vai fortalecer as ações de segurança e salvamento, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), durante para o 27º Festival de Cirandas. As equipes começaram a ser deslocadas para a cidade na segunda-feira (26/08).
Na quarta-feira (27/08), representantes das Forças de Segurança Pública e de órgãos que irão atuar durante todo o Festival, assinaram o Plano Tático Integrado (PTI). O documento consiste em diretrizes de atuação de órgãos estaduais, municipais, federais e empresas privadas durante a edição do evento.
A assinatura foi realizada no auditório do 9ª Batalhão de polícia Militar (BPM), em Manacapuru. O encontro visa alinhar estratégias que cada órgão irá adotar durante evento, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas. Além disso, na reunião o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) foi ativado em regime de sobreaviso, garantindo prontidão para qualquer eventualidade.
Fotos: Victor Levy/SSP-AMEfetivo
O Festival das Cirandas vai contar com os reforços das tropas da polícia Militar do Amazonas (PMAM), da polícia Civil (PC-AM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), além de agentes da própria SSP-AM e demais órgãos da esfera estadual, municipal e federal.
polícia Militar
De acordo com o comandante do 9º BPM, Igor Reis, durante o evento, cerca de 160 policiais militares vão estar atuando por dia. “A polícia Militar vai atuar de forma ostensiva e preventiva, com o apoio de tropas vindas de Manaus. Teremos cerca de 160 policiais militares por dia, distribuídos no policiamento a pé, em duas e em quatro rodas. Este ano, contamos ainda com o apoio dos alunos oficiais da Academia de polícia Militar”, explicou o comandante.
polícia Civil
Fotos: Victor Levy/SSP-AMA delegacia Interativa de polícia (DIP) vai funcionar em regime de plantão 24 horas, reforçando o atendimento policial durante os três dias do festival, segundo o delegado titular do DIP, John Castilho.
“Com o apoio de um efetivo extra de policiais civis para atender à alta demanda prevista nos dias de festa, teremos a presença de um delegado, dois escrivães e seis investigadores por dia para receber ocorrências, registrar boletins e atender às demandas que competem à polícia Judiciária Estadual”, afirmou a autoridade policial.
Corpo de Bombeiros
O comandante da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), Emerson Silva, explicou que a corporação vai atuar com mais de 60 servidores, entre bombeiros militares e civis, além de 10 viaturas, durante o Festival das Cirandas.
“Vamos ser responsáveis pela fiscalização e pelas ações de prevenção nos espaços do evento. Além disso, manteremos uma equipe de prontidão, de plantão 24 horas, para reforçar a segurança da cidade”, ressaltou o comandante do CIBM.
Tecnologia
Além do emprego das tropas, a SSP-AM vai utilizar câmeras de alta tecnologia, com captação de imagens em 360° do ambiente e equipamentos de reconhecimento facial instalados pela cidade. O secretário Executivo Adjunto de Gestão Integrada (Seagi), Almir Cavalcante, ressaltou que os aparelhos instalados estarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, conhecida como Princesinha dos Solimões.
“A Secretaria de Segurança está dispondo de câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade, especialmente no entorno do local onde será realizada a Ciranda. Além disso, contamos com sistemas de reconhecimento facial e de leitura de placas, reforçando a segurança. Dessa forma, conseguimos controlar a entrada e saída de pessoas”’, disse o secretário da Seagi.