Há 12 minutos
Este ano, a festa dos bois Caprichoso e Garantido acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de junho
FOTOS: Antonio Lima/SecomO 58º Festival de Parintins acontecerá este ano nos dias 27, 28 e 29 de junho. No Porto de Manaus, barcos e lanchas se preparam para o aumento no movimento de turistas e manauaras com a proximidade da festa dos bumbás, que acontece a 369 quilômetros de Manaus, na Ilha Tupinambarana. A festa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe uma série de investimentos que impactam na economia da capital.
O proprietário de embarcação Amilcar Bentes disse que, este ano, todos os camarotes já estão reservados para a viagem rumo à Ilha Tupinambarana. Segundo ele, as vagas de redes ainda estão disponíveis, mas se esgotam rapidamente com a entrada do mês de junho. Com o crescimento da festa, as vendas iniciam mais cedo a cada ano que passa.
“Todos os anos, a gente percebe uma demanda bem maior do que no ano anterior. Nossa cidade (Manaus) está organizada, tem estrutura e a capitania está preparada para receber esses turistas que vão para Parintins”, disse Amilcar Bentes.
FOTO: Antonio Lima/Secom
Reforço na fiscalização
Para garantir a segurança dos passageiros e reforçar as ações para a festa deste ano, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) inaugurou, em março, o novo posto de fiscalização no Porto de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O espaço, cedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi equipado e modernizado para reforçar a segurança e a eficiência na fiscalização do transporte hidroviário intermunicipal, garantindo mais qualidade para passageiros e operadores do modal.
Em Manaus, as abordagens acontecem no Porto de Manaus; nas balsas da Manaus Moderna, no Centro; no Porto da Ceasa, no Distrito Industrial, zona sul; e no Porto de São Raimundo, zona oeste da capital.
Investimentos
De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram por Parintins, durante o período da festa dos bumbás, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.
FOTOS: Antonio Lima/SecomNa área de sustentabilidade, criado em 2019, o Recicla Galera se consolidou como a maior iniciativa ambiental da festa, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Sistema Coca-Cola Brasil. Nas últimas três edições, foram 17.020,88 quilos de resíduos destinados corretamente pelo projeto.
Os trabalhadores que fazem a festa acontecer também foram beneficiados com os investimentos, como o ‘Workshop Bem Receber’, que atua, desde 2022, na capacitação de prestadores de serviços turísticos, com cursos de recepção e orientação de turistas durante a realização de grandes eventos.
Para os tricicleiros, que conduzem o meio de transporte mais tradicional no período do Festival de Parintins, os investimentos aconteceram por meio de reformas em 200 triciclos, somando R$ 50 mil, além da entrega de kits personalizados e uniformes.
Pensando na valorização dos profissionais e dos espaços da cidade, o Governo do Amazonas realiza, desde 2022, o projeto ‘Galeria Parintins Cidade Aberta’, em parceria com o Sistema Coca Cola Brasil.
Ao todo, são mais de 20 murais com assinatura dos artistas da terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Um dos trabalhos de destaque é a fachada do Bumbódromo, do artista Pito Silva, nomeado de ‘Patrimônio em Festa’.