Há 37 minutos
Evento foi transmitido de forma on-line e contou com representantes das diretorias dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido
Foto: Aline Reis/FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (07/04), reunião estratégica visando intensificar as medidas de prevenção a acidentes de trabalho no Festival de Parintins 2025, com o objetivo de avaliar as ações implementadas pelas agremiações dos bois-bumbás, desde a última verificação em 2024, promovendo um alinhamento eficaz para as atividades deste ano.
O evento foi transmitido de forma on-line na Sala de Videoconferência da FVS-RCP e contou com a participação dos representantes da diretoria dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, componentes dos Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e demais trabalhadores interessados das agremiações folclóricas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a importância de alinhar e fortalecer as medidas de prevenção de acidentes e agravos à saúde dos trabalhadores envolvidos no Festival Folclórico de Parintins. “Essas iniciativas são fundamentais para orientar os profissionais, oportunizando que desempenhem suas funções em um ambiente seguro e saudável, prevenindo tanto acidentes quanto o desenvolvimento de doenças ocupacionais”, afirmou Tatyana Amorim.
A coordenadora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest-AM) da FVS-RCP, Cinthia Santos, enfatizou a importância de definir claramente os próximos passos das ações preventivas. “A saúde e a segurança dos trabalhadores envolvidos no Festival Folclórico de Parintins são prioridades absolutas, visando implementar melhorias abrangentes, incluindo aspectos estruturais, processuais e psicossociais relacionados ao trabalho”, ressaltou a coordenadora do Cerest-FVS/RCP.
Durante a reunião, a equipe emitiu orientações sobre medidas de proteção e segurança para os trabalhadores que constroem as alegorias folclóricas, montam estruturas metálicas e fantasias dos bois Caprichoso e Garantido. Entre as orientações está a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Agenda Local
As visitas técnicas serão feitas entre os dias 21 e 24 de maio, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Durante a inspeção, serão observados itens de segurança necessários para a proteção do trabalhador, uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e subsídios aos trabalhadores sobre a manipulação de materiais químicos, como cola industrial e tintas spray. A Fundação também avalia os galpões, contemplando itens, como instalações elétricas, condições de higiene do espaço e locais de armazenagem de água para consumo.
Ao final de cada visita técnica, a equipe se reunirá com a direção dos dois bois-bumbás para apontar possíveis necessidades de aprimoramentos para evitar situações de perigo para os trabalhadores.