Há 32 minutos
A campanha organizada pela Sedurb e UGPE contou com estande, cabine de brindes e espaços instagramáveis, mostrando a importância das obras
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEDurante a semana do 58º Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), mais de 10 mil pessoas visitaram os espaços com ações do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). A campanha preparada para mostrar a importância das obras do programa para a cidade, contou com estande, cabine de brindes e espaços instagramáveis para fotos. As atividades aconteceram entre segunda-feira 23 a 29 de junho.
O Prosai é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Nesta primeira fase do programa, está sendo implantado um novo sistema de abastecimento de água e rede de esgoto. Neste festival, o governador Wilson Lima entregou a primeira etapa do sistema de abastecimento, que já está levando água tratada para toda a cidade. O programa contempla, ainda, urbanização, construção de equipamentos públicos, conjuntos habitacionais e reflorestamento.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, que acompanhou todo o trabalho na Ilha Tupinambarana, destacou que, pelo segundo ano consecutivo, as ações de divulgação do Prosai foram um sucesso. “Atingimos o objetivo que era divulgar as obras do programa para a população e visitantes, informar sobre os benefícios que estão sendo proporcionados para os parintinenses e alertar para questões importantes, como o saneamento e o respeito ao meio ambiente. Foram atividades interativas e educativas que chamaram a atenção do público”, afirmou.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA programação do estande combinou gamificação e educação ambiental, com duas atividades principais. Uma das ações foi a Pescaria Ambiental “Limpando a Lagoa da Francesa”, uma brincadeira simbólica em que os participantes retiraram resíduos da lagoa, representada em miniatura com base no formato do Bumbódromo, refletindo sobre o descarte incorreto e aprendendo o destino adequado de cada tipo de resíduo. Ao final da interação, o participante ganhava brindes, como copos, bonés e porta-celulares personalizados.
A outra atividade foi o Quiz Interativo com Roleta Temática, um jogo de perguntas e respostas para estimular o conhecimento sobre os temas abordados pelo programa, como saneamento, habitação e turismo sustentável. O participante girava a roleta, respondia as perguntas e ganhava um brinde.
Ao lado do estande também havia uma cabine de vento do Prosai, onde o participante pegava um ticket para trocar por brinde. A ideia do espaço foi valorizar os avanços do programa como um benefício coletivo, em que todos saem ganhando, tanto na brincadeira quanto nas melhorias reais que serão proporcionadas para a população da cidade.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
Em outra ação, que teve como mote “Em Parintins, até a água é um espetáculo”, a população e os visitantes foram convidados a celebrar o acesso da água tratada e de qualidade nas torneiras, em dois espaços instagramáveis do Prosai para fotos. Uma das cabines ficava na Praça da Catedral e a outra no Bumbódromo, no Centro.