Há 34 minutos
A unidade da SES-AM entregou, este ano, 20 médicos especialistas para atuarem em diversas áreas da saúde pública e privada
FOTO: Amanda Amorim/FHAJ
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), comemora, neste sábado (24/05), 20 anos do seu Programa de Residência Médica. Ao longo dessas duas décadas, a instituição formou 365 médicos especialistas, que hoje, atuam em diversas áreas da saúde, tanto na rede pública quanto na iniciativa privada.
Segundo o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, a instituição tem orgulho de contribuir para a formação de profissionais altamente capacitados, essenciais para o sistema de saúde.
“É um grande privilégio para a FHAJ entregar ao mercado médicos com uma formação sólida, preparados para atuar com excelência. Contamos com cinco programas de residência médica que formam especialistas alinhados às necessidades da nossa região e de outros estados do Brasil. Sem dúvidas, a sociedade é a maior beneficiada”, afirmou Menezes.
Para a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os programas de residência médica da FHAJ, prestam um grande serviço para o SUS no Amazonas. “Potencializar a formação de mão de obra especializada e tornar o SUS Amazonas cada vez mais forte é, também, compromisso do governador Wilson Lima. E nós, na secretaria, somos gratos porque sabemos do desafio que enfrentamos com a oferta de especialistas no Estado”, afirmou.
Formatura 2025
Em fevereiro deste ano, a FHAJ celebrou a conclusão da residência médica de 20 novos especialistas: três em Anestesiologia, quatro em Cirurgia Geral, quatro em Ortopedia e Traumatologia, sete em Clínica Médica e dois em Otorrinolaringologia. Entre os formandos está o médico Álex Wilker, que comemorou a conquista. “Foram três anos intensos, de muito aprendizado e compromisso. Sempre busquei oferecer o melhor para os pacientes durante todo o processo”, destacou o novo especialista.
Aprovados na SBOT 2025
Na especialidade de Ortopedia, quatro médicos recém-formados na FHAJ foram aprovados, este ano, no rigoroso exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que valida o conhecimento científico e técnico na área. São eles: Dara Lucia Chaves Lemos, Havers Guimarães Santos e Valbecia Tavares de Aguiar.
Para Lilian Barros, responsável pela gestão administrativa dos residentes da fundação, os resultados reforçam o papel da instituição como hospital de ensino. “Essas aprovações refletem o compromisso da FHAJ em oferecer um treinamento intensivo e qualificado, preparando médicos para um mercado cada vez mais exigente e para atender com excelência às demandas dos usuários do SUS”, ressaltou.
Novos Médicos Residentes
Em março, a Fundação recebeu os novos médicos aprovados no Programa de Residência Médica de 2025. Ao todo, 23 profissionais foram selecionados: dez para Clínica Médica, quatro para Cirurgia Geral, quatro para Ortopedia, três para Anestesiologia e dois para Otorrinolaringologia. Essa nova turma representa a continuidade do compromisso da FHAJ com a formação de especialistas qualificados para atender a população amazonense.
O diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ, médico Sidney Chalub, relembrou o início do programa de residência médica da unidade. “Em 2005, começamos com apenas 10 alunos. É com muito orgulho que, há vinte anos, estamos formando profissionais com excelência. Muitos deles retornaram para a instituição e, hoje, atuam como preceptores, ajudando a formar novas gerações de especialistas”, comentou.
Entre os ex-residentes está o cirurgião Renato Amaral, da primeira turma de Cirurgia Geral. “Quando optei pelo Adriano Jorge, em 2005, confiava muito nos preceptores. Hoje, eu me sinto seguro na minha atuação como cirurgião e essa confiança veio da formação que tive aqui. Tenho muito orgulho dessa trajetória”, concluiu.