fluxo fast track é uma novidade importante no Hospital e pronto-socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, localizado na zona leste. A partir desta segunda-feira (27/10), o HPS implementa um sistema inovador que promete revolucionar o atendimento médico, oferecendo um fluxo específico para casos de baixa complexidade e priorizando pacientes graves, o que ajuda a reduzir significativamente os tempos de espera.
Com a introdução do sistema Fast Track, os pacientes que apresentam condições menos graves serão assistidos diretamente por médicos que irão até eles, uma abordagem inovadora que garante que todos recebam o tratamento adequado em tempo mais rápido. Essa nova estrutura busca assegurar que os pacientes com quadros mais graves sejam encaminhados para setores especializados, proporcionando assim um atendimento de saúde mais eficiente e humano.
O funcionamento do NOVO fluxo no pronto atendimento é baseado no Sistema Manchester de Classificação de Risco, um protocolo internacionalmente reconhecido em serviços de urgência e emergência. Esse sistema ajuda a priorizar o atendimento médico, levando em consideração a gravidade do quadro clínico de cada paciente. Dessa forma, os casos menos complexos são tratados com a agilidade que eles necessitam.
De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, cada paciente será classificado pelo grau de complexidade do seu caso e terá um tempo máximo específico para atendimento. “O fluxo fast track traz mais agilidade e resolutividade, garantindo um atendimento de qualidade. Esse modelo já é utilizado em outras unidades da REDE estadual e no Platão Araújo, conta com a equipe médica se deslocando até o paciente, o que coloca a população como centro do atendimento”, destacou.
O diretor geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, enfatiza que o atendimento ocorrerá de maneira multidisciplinar. No NOVO fluxo fast track, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e recepcionistas atuará em integração para garantir o bem-estar do paciente. “Nossos plantões contarão com uma equipe de sete médicos, seis enfermeiros e doze técnicos de enfermagem, todos focados na assistência ao paciente”, afirmou.
Quando um paciente chega ao pronto atendimento, ele passará por várias etapas. O primeiro passo é retirar uma senha no totem localizado na entrada. Após isso, ele será chamado na recepção para se cadastrar e, em seguida, passará pela triagem. Essa fase é crucial, pois classifica os pacientes de acordo com seu histórico e a gravidade dos sintomas. Os casos de baixa complexidade receberão identificadores como pulseira azul ou verde, e aguardarão atendimento no fluxo fast track.
Após a triagem, o paciente é chamado para ser atendido por um médico que avaliará os sintomas apresentados. Dependendo da necessidade, poderá ser prescrito medicação ou um procedimento, como um curativo. O tempo estimado para resolução dos casos nesse fluxo é de até uma hora, o que é um avanço significativo em comparação aos métodos tradicionais.
Os pacientes que apresentarem sintomas mais graves e forem classificados com pulseira laranja (grave) ou amarela (urgente) serão encaminhados para os espaços adequados. No atendimento dessas salas, o médico avaliará o paciente, fará exames para diagnóstico e definirá a conduta clínica necessária. O tempo médio estimado de resolução nesta sequência é de até 8 horas para os casos urgentes, e até 24 horas para os casos graves.
Para a implementação do fluxo fast track, o pronto atendimento do HPS Platão Araújo passou por reformas e reestruturações. Agora, a unidade conta com áreas específicas, como recepção, sala de triagem, medicação, procedimentos, além de espaços dedicados para os tipos de atendimento conforme a urgência dos casos. Essa mudança visa proporcionar um atendimento mais ágil, humanizado e de qualidade, refletindo diretamente na saúde da comunidade que depende desse importante serviço.
Assuntos nesse artigo: #fluxo_fast_track, #pronto_atendimento, #hospital, #saúde, #agilidade, #pacientes, #sistema_manchester, #classificação_de_risco, #unidade_de_saúde, #atendimento_hospitalar, #medicina, #urgentologia, #eficiência, #qualidade_no_atendimento, #saúde_pública, #Zona_Leste, #Nayara_Maksoud, #Juliano_Botero, #triagem, #reforma

