O vereador Gilmar Nascimento (Avante) realizou, nesta quarta-feira (15 de outubro), uma visita técnica ao Laboratório Municipal de Especialidades professor Sebastião Ferreira Marinho, localizado no bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus. O objetivo foi conhecer o funcionamento da unidade e discutir os motivos que levaram o Amazonas a ficar de fora da primeira fase da implantação do exame DNA-HPV na REDE pública de saúde nacional.
Durante a visita, o parlamentar foi recebido pela diretora Aline da Costa e por profissionais da área de citologia. O laboratório é referência na detecção precoce do câncer do colo do útero, realizando exames de Papanicolau (preventivo), análises microbiológicas e controle de qualidade, com atendimento a todas as zonas da capital e o processamento de cerca de 10 mil lâminas por mês.
“Nosso laboratório é referência nacional e possui recursos humanos qualificados e estrutura adequada. Agora, aguardamos apenas a definição do tipo de diagnóstico molecular que será implementado. Somos o único laboratório do SUS que realiza o exame de citopatologia em Manaus. E com a substituição do Papanicolau pelo teste de genotipagem, é essencial iniciarmos o quanto antes essa nova etapa na linha de cuidado da saúde da mulher”, afirmou Gilmar Nascimento.
Gilmar destacou a importância de o Estado acompanhar os avanços tecnológicos e defendeu a implantação imediata do exame DNA-HPV, considerado mais sensível e eficaz na identificação precoce do câncer do colo do útero.
“Saio daqui feliz, porque vejo uma estrutura funcionando: um centro de referência com profissionais que realizam citologia, controle da tuberculose e exames preventivos. O laboratório está pronto para receber esse NOVO exame moderno, que é o DNA do HPV. Ele vem ao encontro da luta do doutor Gerson Mourão e do nosso compromisso, como vereadores, de defender a saúde das mulheres do Amazonas. Quero parabenizar o prefeito David e a diretora Aline, porque vimos tudo funcionando e analisamos cada fase. Está claro que Manaus tem estrutura.” afirmou o vereador.
O parlamentar também apresentou o Projeto de Lei nº 671/2025, de sua autoria, que institui o Mês Municipal de Prevenção e Vacinação contra o HPV, a ser realizado anualmente no mês de março, na capital amazonense. O PL ainda está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus.
Gilmar Nascimento lembrou ainda que conduziu uma audiência pública conjunta das Comissões de justiça e saúde da Câmara Municipal de Manaus, com o objetivo de debater a inclusão do exame DNA-HPV no Sistema Único de saúde (SUS).
“A prevenção é o caminho mais eficaz. Precisamos garantir que as mulheres amazonenses tenham acesso ao exame DNA-HPV e à vacinação, fortalecendo as ações de saúde e reduzindo a mortalidade por câncer do colo do útero”, concluiu.
Texto: Ana Calmont (assessoria de imprensa do parlamentar)