Governador Wilson Lima apresenta, nesta segunda-feira (18/08), os avanços significativos no Hospital e pronto-socorro Dr. Platão de Araújo. O NOVO modelo de gestão implementado resultou em um impressionante aumento de 49% no número de cirurgias, passando de 432 para 643 procedimentos mensais. Essa transformação é parte de um esforço contínuo para elevar os padrões de atendimento e eficiência na saúde pública em Amazonas, seguindo o estabelecido pelo Hospital Delphina Aziz.
O Governador Wilson Lima comentou sobre a coragem em mudar a saúde pública no estado, destacando que antes a gestão estava refém de certos monopólios que determinavam a dinâmica de atendimento e o fluxo de recursos. A nova abordagem propõe uma abertura para concorrência, permitindo que instituições que apresentam serviços de qualidade e preços justos se destaquem.
Com 219 leitos e atendimento 24 horas, o Hospital Platão Araújo já observa melhorias notáveis na área de cirurgias ortopédicas. O número de procedimentos ortopédicos realizados subiu de 200 para 355 mensais, representando um aumento de 77,5%. A cirurgia vascular também se beneficiou, com um salto de 70 para 93 procedimentos, contabilizando um crescimento de 32%.
Uma das mudanças mais impactantes foi a redução do tempo de espera para cirurgias ortopédicas, que caiu de 30 dias para apenas 3 dias, eliminando uma fila de 110 cirurgias represadas. O hospital passou a realizar cirurgias de mão em regime de urgência, com um tempo médio de espera reduzido para três horas. No setor de cirurgia vascular, o hospital é reconhecido como referência no tratamento do pé diabético, aumentando a produção diária de procedimentos de dois para sete, agora com um tempo máximo de espera de 24 horas.
As salas cirúrgicas do hospital operam agora ininterruptamente, 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. Novos protocolos foram introduzidos para a emissão de laudos de risco cirúrgico, reduzindo o tempo desse procedimento de 48 horas para impressionantes 40 minutos. Isso permite que pacientes realizem cirurgias no mesmo dia em que dão entrada. O tempo de espera para CPRE, que antes era de até seis meses, agora é de apenas sete dias, enquanto exames como ecocardiograma e ultrassom Doppler podem ser feitos em até 24 horas.
Essas melhorias no HPS Platão Araújo contribuíram para uma média de permanência hospitalar reduzida de oito para cinco dias, ficando abaixo da média nacional de sete dias, conforme estabelecido pela Agência Nacional de saúde (ANS). A conclusão de atendimentos em até seis horas aumentou em 14,33%, enquanto a oferta de exames laboratoriais e de imagem, como raio X e tomografia, cresceu 4%.
Outro destaque da gestão de Wilson Lima é o “Corredor Zero”, implementado há 40 dias, que eliminou a presença de pacientes em macas nos corredores. Isso é um reflexo da reorganização eficiente dos serviços hospitalares.
Para sustentar esse NOVO modelo, o hospital contratou 580 novos profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, entre outros, o que apresenta um esforço significativo em melhorar a qualidade do atendimento.
Além da eficiência no serviço, o HPS Platão Araújo passa por melhorias estruturais, incluindo o restauro de sua fachada e a reforma da recepção. A unidade também está recebendo novos leitos de enfermaria e novos equipamentos médicos, como ‘arcos em C’ e carrinhos de anestesia, para garantir um atendimento ainda mais eficaz. O foco na saúde dos pacientes é evidente, com a criação de alas especializadas para atender tanto pacientes crônicos quanto idosos com fraturas.
Governador Wilson Lima continua a trabalhar incansavelmente para otimizar a REDE de saúde do Amazonas, promovendo um serviço mais acessível e eficaz para toda a população.