Ações reforçam a prioridade do Governo do Amazonas na saúde, com procedimentos oftalmológicos e ampliação da teleconsultas no interior
Fotos: Mauro Neto e Alex PazuelloO governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (22/09), o mutirão de cirurgias oftalmológicas em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), realizado com apoio do programa Opera+ Amazonas, que prevê a realização de 10 mil procedimentos eletivos no interior. Na mesma agenda, o município se tornou o 36º a receber uma sala fixa de Telessaúde, ampliando para 92 o número de pontos em funcionamento no estado.
O mutirão acontece na Unidade Hospitalar de Presidente Figueiredo, entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro, e vai atender 370 pacientes. Desse total, 175 serão submetidos a cirurgias de pterígio e 95 a procedimentos de catarata, reduzindo a fila de espera e garantindo mais qualidade de vida à população.
A ação foi viabilizada com recurso estadual de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar do deputado Delegado Péricles, validada pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). Além da liberação dos recursos, o Governo do Amazonas garantiu insumos e medicamentos por meio do Centro de Medicamentos do Amazonas (Cema), reforçando a estrutura para a realização das cirurgias.
Fotos: Mauro Neto e Alex Pazuello“Eu sei o quanto é angustiante uma pessoa passar meses ou até anos aguardando por um procedimento como a cirurgia de catarata. Por isso, temos dado prioridade à saúde desde 2019 e feito questão de pagar as emendas destinadas a mutirões como este, além de garantir toda a estrutura da Secretaria de saúde. Essa é a nossa função: fazer com que o estado chegue a quem mais precisa”, disse o governador Wilson Lima, durante a visita.
Entre os pacientes atendidos está o agricultor Paulo Cardoso, 57 anos, que já passou por duas cirurgias de catarata. “Eu estava esperando há mais de um ano e essa ação foi maravilhosa para o povo de Presidente Figueiredo. Nota 10. Já é a segunda cirurgia e, para mim, é gratificante poder enxergar novamente. Esse projeto caiu do céu”, disse.
Telessaúde
Além do mutirão, o governador inaugurou uma telessala do saúde AM Digital na unidade básica de saúde Francisco Xavier, localizada no Centro do município. A estrutura vai beneficiar mais de 30 mil pessoas em Presidente Figueiredo, com consultas em 17 especialidades médicas e multiprofissionais, incluindo cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia e psicologia.
Com a nova inauguração, já são 92 telessalas em funcionamento em 36 municípios do Amazonas, consolidando o maior programa de teleconsultas em saúde do país. A iniciativa leva atendimento especializado para localidades do interior, reduzindo deslocamentos e garantindo acesso a diagnósticos e acompanhamento médico sem sair do município.
Para o comerciante Felipe Aragão Filho, 61 anos, que passou por uma consulta de cardiologia na Telessala, o serviço representa agilidade e qualidade no atendimento. “Foi perfeito, o médico foi maravilhoso e a consulta excelente. Eu já estava esperando há mais de seis meses e agora aconteceu rapidamente. Podem procurar o Telessaúde que é perfeito, uma boa iniciativa do Governo do Estado”, avaliou.
O saúde AM Digital também oferece o aplicativo de teleconsultas, permitindo que pacientes sejam atendidos de casa, além de contar com uma assistente virtual via WhatsApp (92 3190-1504), que chama usuários do SUS que aguardam por consultas na fila do Sisreg, antecipando agendamentos.