Há 13 horas
Tatames e quimonos vão beneficiar mais de 1,2 mil jovens de 25 projetos sociais na capital
Fotos: Mauro Neto – SECOMO governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (27/03), equipamentos de jiu-jitsu para 25 projetos sociais, beneficiando mais de 1,2 mil jovens da capital. A medida fortalece a prática da modalidade em todas as zonas da cidade, incentivada pelo Governo do Amazonas. O evento ocorreu em uma academia localizada no Parque das Nações, bairro Flores, zona norte de Manaus.
Ampliando o número de espaços esportivos para a comunidade, o governador Wilson Lima também inaugurou na área o campo Nova Jerusalém, entregue para os moradores totalmente revitalizado e readequado para atividades de esporte e lazer.
“Nós sabemos o quanto as artes marciais têm sido significativas para o Amazonas que tem destaque nacional e internacional, da mesma forma que ainda há pouco entregamos o campo Nova Jerusalém. É importante ressaltar que essas atividades mantém as crianças longe da violência, e elas aprendem a ter disciplina, persistência e isso fica para o resto da vida”, afirmou o governador Wilson Lima.
A entrega dos equipamentos foi viabilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), atendendo emenda parlamentar da deputada estadual Alessandra Campelo no valor de R$ 300 mil, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, e o vereador Allan Campelo.
Fotos: Mauro Neto – SECOMNa ocasião, foram repassadas 500 placas que formam 25 tatames de jiu-jitsu para o “Projeto Equipar: fortalecendo o esporte local”, da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Profissional (FAJJPRO). Cada academia receberá uma área de tatames com 20 m². O recurso estadual também serviu para a compra de 150 quimonos, sendo que 100 primeiros deles já foram entregues nas premiações do último campeonato realizado pela federação.
“Isso vai beneficiar as crianças porque para ser um bom atleta, você precisa de um tatame bom. Eu só tenho a agradecer ao governador por essa iniciativa. Só de ver a alegria das crianças recebendo o quimono e o tatame novo já motiva mais a trabalhar a parte profissional do jiu-jitsu”, afirmou Analice Maia, presidente do Instituto Amazonas Arte Suave, um dos espaços que desenvolvem o projeto.
Projetos
O Governo do Amazonas dispõe de projetos voltados para diversas modalidades esportivas pelo Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). A iniciativa foi lançada em 2022 pelo governador Wilson Lima e já alcança 15 mil atletas na capital e em municípios do interior. Pelo programa, são contempladas atividades em futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol, jiu-jitsu, atletismo e wrestling.
Estão integrados ao Pelci iniciativas como o Futevôlei nos Bairros, Formandos Campeões, Escolinha nos Bairros e Campeões da Vila, ampliando ainda mais o alcance do programa e beneficiando milhares de jovens.
O Formando Campeões é destinado para alunos de 7 a 17 anos, que podem participar de duas modalidades gratuitas de luta: wrestling e jiu-jitsu. Em dois anos, mais de mil atletas foram beneficiados em 117 mil aulas.
Campo Nova Jerusalém
O governador Wilson Lima fez a entrega do campo Nova Jerusalém, que contou com investimento de R$ 1,1 milhão, incluindo a construção de um campo de areia, alambrados, arquibancada e estacionamento. Os trabalhos foram executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb)
No local também foram instalados refletores novos, iluminação noturna, chuveiros, um depósito para armazenar equipamentos e materiais esportivos, além de um banheiro masculino e outro feminino.
Pelo Pelci serão realizadas aulas de futebol de campo com 80 vagas, e por meio de Programa RespirAR será ativado um núcleo do projeto Funcional Por Toda Parte para atender o público adulto, com 50 vagas.