Há 7 segundos
Investimentos e reforço nas ações na capital e no interior buscam dar mais qualidade no atendimento à população do estado
Foto: Arquivo/Secom
Em Mensagem aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta segunda-feira (03/02), durante abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas, o governador Wilson Lima reforçou o compromisso com os investimentos na área da Saúde, destacando a implantação do Complexo Hospitalar Sul e a modernização do Hospital Francisca Mendes e do Complexo Hospitalar da Zona Norte.
Wilson Lima reforçou que o objetivo é levar o padrão de atendimentos ofertados atualmente no Hospital Delphina Aziz para toda a rede estadual de Saúde e destacou que os investimentos estão sendo conduzidos com total transparência para oferecer um atendimento de qualidade com eficiência à população.
“Estamos com o grande desafio de reestruturar o sistema de saúde, mas estamos empenhados, cheios de coragem e dispostos a trabalhar nessa transformação. Há 60 dias implementamos mudanças nas administrações do Pronto-Socorro 28 de Agosto e Instituto Dona Lindu e temos resultados positivos, com serviços que estão sendo prestados com agilidade”, afirmou Wilson Lima.
Foto: Arquivo/Secom
O governador destacou a primeira cirurgia por videolaparoscopia, realizada no Hospital 28 de Agosto, na última semana, um procedimento inédito feito em pacientes que dão entrada na urgência e emergência da unidade.
“Por ser uma cirurgia técnica, menos invasiva, os pacientes ficam menos tempo internados e aumenta a capacidade de atendimento. O que estamos fazendo é para melhorar a vida das pessoas, é para prestar um atendimento de qualidade”, disse Wilson Lima.
O cirurgião geral Jozyel Castro Claudio reforçou a importância da cirurgia por videolaparoscopia, que faz parte dos avanços na saúde, com os investimentos feitos pelo Governo do Amazonas.
“É importante frisar que, antes, era feito de forma eletiva, e no Complexo Hospitalar Sul (CHS) iniciamos esse tipo de modalidade cirúrgica na urgência e emergência. É um procedimento minimamente invasivo, umas das coisas que a nossa equipe de cirurgiões sempre quis inovar”, afirmou o cirurgião geral.
Foto: Arquivo/Secom
Reforço nos atendimentos
A assistência médica da rede estadual também foi reforçada com as Carretas da Saúde e de Tomografia em Manaus e em municípios da Região Metropolitana. Ao todo, foram mais de 30 mil exames de imagem, entre ultrassonografias, mamografias e tomografias, realizados nos atendimentos móveis em 2024.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, afirmou que, com diálogo, é possível avançar com emendas parlamentares para que o Poder Executivo possa cumprir seu papel e atender a população com eficiência.
“Vale destacar que, quando chegamos na Presidência desta casa, apenas 13% (das emendas) eram obrigatoriamente destinadas para saúde e aumentamos esse percentual para 50%, porque sabemos das dificuldades logística do nosso estado”, disse o deputado estadual.
Foto: Arquivo/Secom
Por meio de uma parceria com a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério do Trabalho, as comunidades ribeirinhas e indígenas do interior do estado também passaram a contar com o reforço dos atendimentos do Barco Hospital São João XXIII.
No interior, além dos repasses regulares para saúde em apoio aos municípios, Wilson Lima reinaugurou a Unidade Hospitalar Dorvalino Lagasse, da rede de saúde municipal de Apuí, que recebeu recursos do Estado para revitalização, além de ter iniciado a obra de construção do novo Hospital Geral de Nhamundá, com investimentos de mais de R$ 14 milhões do Governo do Estado. O novo hospital vai atender, além de Nhamundá, municípios e comunidades da região do Baixo Amazonas.
Foto: Arquivo/Secom
Complexo Regulador
O governador destacou, ainda, a inauguração da nova sede do Complexo Regulador do Amazonas, em 2024, que anualmente realiza cerca de 5 milhões de agendamentos ambulatoriais, estrutura fundamental na gestão do acesso aos serviços de saúde.
Em 2024, as ações de intensificação de cirurgias permitiram ao Governo do Amazonas realizar mais de 1 mil procedimentos cirúrgicos ortopédicos aos sábados e domingos nos hospitais 28 de Agosto, Platão Araújo e na Fundação Adriano Jorge.
“Nas cirurgias ortopédicas, passamos de uma média de cinco cirurgias para 12 a 15 por dia, porque a ortopedia é a maior demanda do 28 de Agosto sobretudo em função de uma verdadeira epidemia de acidentes de automóveis e motos que temos em Manaus”, explicou o governador.
Também foram ampliadas as cirurgias de alta complexidade com a oferta de transplante de doador falecido pela primeira vez na rede estadual de saúde, chegando a cerca de 130 transplantes de rim de doadores vivos e falecidos no ano passado.