Há 34 minutos
Manaus é uma das cidades candidatas a receber jogos do torneio que terá o Brasil como país sede em 2027
FOTO: Diego Peres/Secom
O governador Wilson Lima, em reunião nesta sexta-feira (14/02), com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, reforçou o compromisso do Governo do Amazonas em disponibilizar a estrutura necessária para que Manaus seja subsede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A capital é uma das cidades brasileiras candidatas a receber jogos do torneio que terá o Brasil como país sede.
Wilson Lima, durante a reunião, na sede da Confederação no Rio de Janeiro, destacou o trabalho desenvolvido nas praças – Arena da Amazônia, Estádio da Colina e Estádio Carlos Zamith -, colocando-as à disposição da competição, bem como apresentou o potencial do Amazonas para receber grandes eventos.
“É importante falar dessa disposição e, naturalmente, contar com o apoio para que o Amazonas continue recebendo jogos cada vez mais importantes, como os jogos nacionais que temos recebido recentemente. Estamos à disposição para manter os investimentos e fomentar o futebol, seja pela Copa da Floresta e pelo futebol profissional masculino e feminino, que tem sido uma pauta muito importante tocada pela CBF”, afirmou o governador.
Além do governador, também participaram do encontro o secretário de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, o deputado estadual e presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Rozenha, e a deputada estadual Alessandra Campelo. Outros projetos do Governo do Amazonas em parceria com a CBF para fomentar o futebol entre povos indígenas e Pessoas com Deficiência também foram abordados na reunião.
FOTOS: Diego Peres/SecomCopa do Mundo
Em novembro de 2024, o Governo do Estado recebeu uma equipe da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para uma vistoria técnica nos estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e Arena da Amazônia. O intuito da inspeção foi avaliar as condições dos estádios para a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027, a exemplo do que ocorreu em 2014, quando Manaus foi escolhida e recebeu quatro partidas do torneio mundial masculino.
Para a competição feminina, a Fifa percorreu as três praças esportivas do Amazonas e estádios de outras 11 cidades brasileiras, analisando as administrações, tecnologias, bilheterias e hospitalidade, além de infraestrutura técnica, transportes e aeroportos.
O presidente da CBF e membro do conselho da Fifa, Ednaldo Rodrigues, destacou que o próximo passo da entidade será em avançar nas tratativas junto à federação para que o Amazonas seja um dos estados a realizar jogos do torneio.
FOTOS: Diego Peres/Secom“O Amazonas tem uma arena totalmente dotada de tudo aquilo que é exigido como pré-requisito da Fifa. A Fifa esteve lá fazendo a sua vistoria e o governador colocou o governo à disposição para que a Arena da Amazônia atenda qualquer exigência. Agora será um trabalho que a CBF vai desenvolver com a Fifa para que possamos consolidar o Amazonas como um dos estados sede”, reforçou o presidente da CBF.