Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas apresenta projetos em seminário de inovação, ESG e turismo sustentável, em Novo Airão
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta projetos em seminário de inovação, ESG e turismo sustentável, em Novo Airão

25 de outubro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Evento pré-COP30 contou com a participação de representantes do poder público, cientistas e organizações internacionais

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), participou neste sábado (25/10) do Seminário de Lançamento do Programa EkoiA, em NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

O evento pré-COP30 discutiu inovação em ESG – práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança -, e turismo sustentável no município, com representantes do estado, prefeitura e instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Conhecida por suas belezas naturais, NOVO Airão fica na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e é um dos principais destinos turísticos do Amazonas. A Sedurb, em parceria com a Empresa Estadual de turismo (Amazonastur), desenvolveu, em 2023, um projeto piloto de turismo sustentável para a cidade. O projeto está pronto para ser implantado e PODE servir de modelo para os demais municípios com vocação turística.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Durante o seminário, o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, que representou o governador Wilson Lima, apresentou o Programa de turismo sustentável para NOVO Airão. O planejamento, destaca o secretário, tem como foco não apenas a vocação turística do município, mas todas as ações e serviços do Governo do Estado, através das secretarias e órgãos que têm atuação no município.

“Incluímos no programa tudo o que é possível para que essa vocação seja potencializada, como serviços básicos de água, esgoto, drenagem, a questão dos resíduos sólidos, a conectividade, o sistema de saúde. Tudo isso PODE ser colocado num grande plano estratégico para ser executado de forma integrada entre governo, prefeitura, com apoio de parceiros”, ressaltou o secretário.

O secretário participou do Painel 1: O Futuro das Cidades Amazônicas. O tema foi “Os desafios e oportunidades da região com foco nas pessoas: acesso à água, períodos de seca, mobilidade, saúde digital e empregos verdes. Como as políticas ESG podem impulsionar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável?”. O painel também contou com a participação do prefeito de NOVO Airão, Otávio Farias.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Segundo o realizador do evento, Pedro Henrique Almeida, que é pesquisador da MT6, o Programa Ekoia integra políticas públicas, tecnologias verdes e formação de talentos em um laboratório de ideias, conectando cidades amazônicas com as melhores políticas públicas e tecnologias do Brasil e do mundo. “A proposta é ousada: entender os problemas, criar ideias, testar soluções e alcançar resultados capazes de conciliar qualidade de vida, crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental”, destacou.

O seminário foi realizado em parceria com a Associação Nacional de Startups (Anstartup Brasil) e o The Amazon.life, um grupo de cooperação internacional entre o Brasil e a Suécia, que reúne autoridades, cientistas e lideranças em busca de soluções para os desafios da Amazônia.

Sobre a iniciativa

O Programa EkoiA visa criar um Polo de Inovação ESG em NOVO Airão, capaz de atrair pesquisadores, empresas e cooperação internacional para transformar o município em vitrine de desenvolvimento sustentável. O Polo articulará laboratórios vivos, aceleração de negócios verdes e projetos públicos com métricas transparentes. A governança será organizada em Think Tanks temáticos – turismo, energia, bioeconomia, educação e gestão urbana – que aplicam a metodologia MAP (Mapeamento, Ativação e Progressão).

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Por administrador
Amazonas

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por administrador
Amazonas

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por administrador
Amazonas

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por administrador
Amazonas

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Por administrador
Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

Por administrador
Amazonas

Atleta do Pelci representará o Amazonas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?