Há 3 minutos
Doação foi promovida pelo Governo do Amazonas como parte de ação de segurança alimentar
FOTO: Divulgação/Fepiam
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) entregou, nesta terça-feira (15/04), 2 toneladas de pescado para 50 comunidades indígenas de Manaus. A ação é uma iniciativa voltada à segurança alimentar em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
Os peixes foram distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social na capital. A ação também busca valorizar os produtores locais, uma vez que o pescado doado foi adquirido diretamente de piscicultores da região.
Para o diretor-presidente, Nilton Makaxi Hixkaryana, a doação representa mais do que um auxílio é uma forma de dignidade alimentar. “Esse gesto é um reconhecimento da presença indígena em Manaus e da importância de políticas públicas específicas para nossos povos. Ações como essa são fundamentais”.
O líder indígena Ismael Munduruku, do bairro Parque das Tribos, maior bairro indígena urbano de Manaus, destacou que a distribuição de peixes representa um importante reconhecimento da presença e da resistência dos povos indígenas na cidade.
FOTO: Divulgação/Fepiam
“Quero agradecer à Fepiam e ao Governo do Amazonas pela distribuição de peixes aqui na nossa comunidade, buscando sempre priorizar nossa luta por dignidade alimentar”, afirmou.
A doação vai beneficiar diretamente dezenas de comunidades, garantindo alimento durante o período da Semana Santa e ajudando a manter tradições culturais e alimentares dessas populações.
FOTO: Divulgação/Fepiam
O Governo do Estado informou que outras ações semelhantes estão previstas para ocorrer ao longo do ano, especialmente em datas tradicionais e períodos de maior necessidade alimentar. A expectativa é que, com a articulação entre Fepiam e demais órgãos, mais comunidades indígenas sejam alcançadas de forma contínua.