Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas lança Mutirão de Retificação do Cadastro Ambiental Rural 2025 em Parintins
Amazonas

Governo do Amazonas lança Mutirão de Retificação do Cadastro Ambiental Rural 2025 em Parintins

17 de fevereiro de 2025
Compartilhar
8 Min Lidos
Compartilhar

Há 1 minuto

Ação também será estendida aos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá, todos do Baixo Amazonas

FOTO: José Narbaes/Ipaam

O Governo do Estado do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizou na tarde deste domingo (16/02), a cerimônia de abertura do Mutirão de Retificação do cadastro ambiental rural (CAR) 2025 e da inscrição no edital de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), no Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A partir desta segunda-feira (17/02), a ação começará oficialmente, com o objetivo de regularizar imóveis rurais na região do Baixo Amazonas. O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de Parintins, do Governo do Estado e do Governo Federal.

Realizado em parceria com o Programa Floresta+ Amazônia, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto visa não apenas a regularização ambiental das propriedades rurais, mas também o incentivo à conservação da floresta, reconhecendo e apoiando produtores que adotam práticas sustentáveis.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o programa representa um benefício que irá complementar a renda dos pequenos produtores rurais que contribuem para a preservação da floresta.

“O Ipaam tem um papel fundamental, por meio do CAR e da regularização dessas terras, em parceria com o INCRA [Instituto Nacional da Colonização e reforma Agrária], para garantir que esse recurso chegue diretamente a quem realmente preserva”, afirmou. O valor do benefício varia de R$ 800 a R$ 28 mil por ano, dependendo da contribuição do produtor para a conservação ambiental.

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira, afirmou que o Floresta+ Amazônia é muito importante e destacou o papel do pequeno produtor.

“Agora, esse programa implementado pelo Ipaam vai remunerar o produtor rural que tem ajudado na conservação da floresta. É importante destacar que é uma determinação do governador Wilson Lima que não haja só políticas para reduzir o desmatamento e as queimadas, mas, acima de tudo, para valorizar o produtor rural, as comunidades tradicionais e as comunidades indígenas”, explicou Taveira, sobre a importância do Floresta+ Amazônia, um projeto do Governo Federal, implementado no Amazonas pelo Ipaam.

Tudo pronto

Nesta segunda-feira, o Mutirão de Retificação do CAR 2025 terá início nos municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá, que compõem a região do Baixo Amazonas. O objetivo é regularizar os imóveis rurais da área, especialmente os de pequenos produtores, com propriedades de até 320 hectares, garantindo que suas atividades estejam em conformidade com as exigências ambientais e promovendo a preservação da Amazônia.

FOTO: José Narbaes/Ipaam

O Ipaam, em parceria com diversos órgãos e instituições, vai atender agricultores que precisam ajustar seus cadastros ou regularizar pendências, como a inscrição no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para a agricultura familiar. De acordo com Picanço, o mutirão também visa orientar os produtores sobre como obter o licenciamento ambiental, oferecendo apoio técnico para garantir a eficácia do processo de regularização.

O atendimento fixo em Parintins ocorrerá no Auditório Dom Arcângelo Cerqua, no Centro. Já o atendimento itinerante ocorrerá nas comunidades São Antônio de Tracajá, Boa Esperança do Zé Açu e Nossa Senhora de Fátima do Açaí. O mutirão oferecerá também suporte remoto, com pontos de atendimento nas prefeituras de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá. Durante o período de 17 a 22 de fevereiro, as prefeituras irão disponibilizar internet para conectar os agricultores aos técnicos do Ipaam, permitindo a realização de atendimentos por meio de chat, vídeo ou mensagem.

Outras entregas

O diretor-presidente do Ipaam assinou, durante o evento, as licenças ambientais que autorizam a perfuração de dois novos poços para abastecimento de água em Parintins. As obras fazem parte do Programa de saneamento Integrado (Prosai), com a finalidade de melhorar o sistema de abastecimento de água da cidade e beneficiar toda a população local. O documento foi recebido pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo.

O titular da Sedurb anunciou que a meta do Governo do Amazonas é perfurar dez novos poços profundos e requalificar outros sete, todos com mais de 200 metros de profundidade, no município de Parintins. Ele destacou a importância da autorização concedida pelo Ipaam, que permitirá a execução de obras em uma subbacia localizada na área do Itaúna 2.

“Serão trabalhadas quatro subbacias, com a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição de Água [CRDs]. Com isso, a capacidade de armazenamento de água em Parintins será multiplicada por mais de 10, mesmo que falte energia por até seis horas”, afirmou.

Na cerimônia, o superintendente do INCRA no Amazonas, Denis Pereira, entregou à Prefeitura de Parintins a Ata de Doação da Parte Urbana da Vila Amazônia, que abrange 704 hectares. Com a doação, a área poderá ser regularizada como zona urbana, deixando de ser gerida pelo INCRA.

Parcerias estratégicas

O mutirão conta com o apoio do INCRA, Ministério do Meio Ambiente, PNUD, a organização alemã GIZ, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa Floresta+ Amazônia, que têm papéis essenciais na implementação e na execução da ação.

O INCRA ficará responsável pela regularização fundiária, enquanto o PNUD prestará suporte logístico e técnico, e a GIZ fornecerá consultoria especializada para garantir que os cadastros ambientais sejam retificados de acordo com as exigências legais.

FOTO: José Narbaes/Ipaam

O Sebrae contribuirá com orientações sobre a melhoria das atividades produtivas dos pequenos agricultores, e o Programa Floresta+ Amazônia, implementado com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF), tem como objetivo apoiar aqueles que protegem e recuperam a floresta, além de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Com foco na estratégia de Pagamentos por Serviços Ambientais, até 2026, o Floresta+ Amazônia reconhecerá o trabalho de pequenos produtores e comunidades tradicionais, além de apoiar iniciativas que visem o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Por administrador
Amazonas

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por administrador
Amazonas

SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte

Por administrador
Amazonas

Dezembro Laranja: No mês de combate ao câncer de pele, SES-AM continua a intensificação de cirurgias dermatológicas na Fuham

Por administrador
Amazonas

Sejusc realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante a 27ª edição do Governo Presente

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: SES-AM realizou mais de 1,4 mil atendimentos no Lago Azul

Por administrador
Amazonas

Dezembro Vermelho: Prevenção, Testagem e Ação Integrada no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

PC-AM realiza Operação Guardiões do Guaraná para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador
Amazonas

Jovem talento nos tatames: Aluno do CMPM conquista títulos internacionais e se firma como prodígio no jiu-jitsu

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina reunirá 180 alunas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e famílias do Monte Horebe fecham acordo sobre soluções de moradia definitivas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?