Há 3 minutos
Ao todo, foram comercializados 600 quilos de queijo da mais alta qualidade, em Manaus, por duas queijarias de Autazes
Fotos: Emerson Martins e Ruy Nery/SeprorCom a finalidade fortalecer a produção e a comercialização de queijo do Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), promoveu, nesta sexta-feira (28/02), a 1ª Edição Especial da Feira do Queijo – Carna Queijo -, no estacionamento do Sistema Sepror, bairro Japiim, Manaus.
No total, foram comercializados 600 quilos de queijos (300 quilos por cada produtor), produzidos pelas queijarias D’Lourdes, premiada com a “Ricota de Búfala”; e a Queijaria Fazenda Água Verde Queijaria Original, premiada com medalha de prata no quesito “Queijo Coalho de Búfala”, ambas situadas em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
Foto: Emerson Martins e Ruy Nery/Sepror
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, a atividade da produção de queijos do Amazonas é um segmento que vem se consolidando no mercado estadual e nacional, alcançando novos horizontes no âmbito internacional.
Foto: Emerson Martins e Ruy Nery/Sepror
“São produtos vistos e apreciados em todo o país e que geram novos negócios para o nosso setor primário. Nossos queijos já ganharam prêmios e reconhecimento em nível nacional e internacional. Agora buscamos mais um título nos mercados internacionais, valorizando cada vez mais nossos produtos amazônicos”, ressalta Daniel.
A feira foi uma idealização da Associação dos Produtores de Queijo de Autazes (Aproqueijo), coordenada pela Sepror, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (Faea), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf).
“Temos aqui um queijo de procedência, de qualidade, que possui a Indicação Geográfica (IG) e o Selo Arte, que nos autoriza a comercialização de nossos produtos em todo o território brasileiro. Agradeço ao governador Wilson Lima, por todo esse apoio, o evento foi um sucesso”, disse Arleane Costa, proprietária da Queijaria Tradição D’Lourdes
Foto: Emerson Martins e Ruy Nery/Sepror