Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Governo do Amazonas recebe comitiva da Forsuas para discutir políticas públicas direcionadas à situações de emergência e calamidade
Amazonas

Governo do Amazonas recebe comitiva da Forsuas para discutir políticas públicas direcionadas à situações de emergência e calamidade

22 de maio de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 16 minutos

Agenda acontece até esta sexta-feira (23/05) e inclui visita a municípios e reunião com representantes da assistência social do Amazonas.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

O Governo do Amazonas recebeu, nesta semana, uma comitiva técnica da Força de Proteção do Sistema Único de assistência social (Forsuas) para discutir a elaboração de políticas que compreendam a realidade do estado em situações de emergência e calamidade pública. A Forsuas é uma estratégia nacional criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS) para garantir suporte imediato às populações afetadas e fortalecer a resposta local em caso de desastres naturais, crises humanitárias e emergências sociais em todo o Brasil.

A equipe foi recebida pelo Departamento de proteção social especial (DPSE) da Secretaria de Estado da assistência social (SEAS). O objetivo é que os técnicos conheçam in loco a realidade do estado, suas necessidades e logística, para que sejam construídas políticas públicas eficazes que levem em conta as particularidades do Amazonas diante de cenários como cheias e estiagens que ocasionalmente atingem o estado.

A agenda com a equipe ministerial no Amazonas teve início na quarta-feira (21/05), com uma reunião na sede da SEAS e viagem até o município de Iranduba (distante 57 quilômetros de Manaus), e encerra nesta sexta-feira (23/05). Além do MDS, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Defesa Civil também acompanham a pauta.

“Essa visita demonstra a preocupação de entender a nossa realidade, que é completamente diferente de outras regiões do país, e a partir disso criar estratégias de prevenção e mitigação dos efeitos de eventos como a cheia e a estiagem que atingem o Amazonas, levando em consideração todas as nossas particularidades. Também vamos reunir com todos os municípios. Nessa ocasião, todos poderão expor suas questões”, disse a diretora do DPSE, Adriana Pellin.

A consultora do Forsuas, Patrícia Félix, definiu a agenda como uma soma de esforços. A expectativa é que a partir dessa missão exploratória seja possível fazer com que a assistência chegue cada vez mais a quem precise.

Fotos: Jimmy Christian/SEAS“Estamos aqui para somar esforços para atender os municípios, fortalecer o Sistema Único de assistência social (Suas) e entender como os municípios enfrentam situações de calamidade para que possamos Agir, sobretudo, com antecedência e prevenção”, explicou.

A comitiva também visa compreender os impactos que a cheia e a estiagem tem sobre a população indígena, e como a questão migratória é influenciada por esses eventos. O assessor para assuntos de migração da Coordenação de Atenção ao Migrante e Refugiado no Suas (CAMR), Bruno Albuquerque, explicou que a migração também está inserida na assistência social.

“A questão migratória é diretamente influenciada a partir das calamidades e a assistência social lida diretamente com os migrantes. Estar aqui prestando esse apoio técnico vai nos permitir verificar as necessidades, fazer articulações, entender a periodicidade com que essas calamidades acontecem para que possamos Agir e prestar o apoio devido. É uma missão exploratória que visa o fortalecimento do Suas”, afirmou.

A coordenadora de projetos da OIM em Brasília, Paula Bueno, destacou o suporte técnico dado pela organização, que trabalha em colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não governamentais para melhorar a resiliência das pessoas em movimento, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade.

“Essa agenda faz parte de um trabalho contínuo de apoio ao estado e fortalecimento do Suas. A OIM dá suporte técnico. Temos uma representação em Manaus, onde temos uma pessoa disponível e que presta todo o apoio necessário na questão da migração por conta de emergências e calamidades”, disse.

Nesta quinta-feira (22/05), a agenda continuou, desta vez em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), juntamente aos técnicos da SEAS. A visita ao Amazonas encerra nesta sexta-feira, com uma reunião com representantes da assistência social de todos os 62 municípios do estado.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas apresenta avanços em governança e transparência na aplicação do crédito pela Afeam

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima dá continuidade ao mutirão oftalmológico e entrega 3 mil óculos a pacientes em Manaus

Por administrador
Amazonas

#Conectados: Egressos do sistema socioeducativo da Sejusc conquistam bolsas integrais em universidade particular

Por administrador
Amazonas

Hospital Platão Araújo alerta para prevenção às lesões ortopédicas, durante o Carnaval

Por administrador
Amazonas

Com mais de 30 mil sessões terapêuticas, Caics TEA transformam a rotina de crianças autistas em Manaus

Por administrador
Amazonas

Manaus inicia articulações para sediar o 9º Fórum Nacional de Museus em 2026

Por administrador
Amazonas

PGE-AM abre inscrições para processo seletivo de estágio remunerado em Direito

Por administrador
Amazonas

Fapeam realiza sarau científico e lança dois editais exclusivos para cientistas mulheres no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Liderança da FVS-RCP recebe reconhecimento no Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2026

Por administrador
Amazonas

Prosai Parintins: UGPE segue com a entrega dos certificados às famílias que serão beneficiadas com o reassentamento

Por administrador
Amazonas

Comitê aprova por unanimidade a 5ª fase do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde transformam realidades e encurtam distâncias para moradores de Boca do Acre

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?