Há 35 minutos
As obras para implantação das melhorias incluem a reconstrução da recepção, com instalação de pronto atendimento
FOTO: Evandro Seixas / SES-AM
O Hospital e pronto-socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, prepara-se para receber implantação do sistema Fast Track, método que otimiza o atendimento em unidades de urgência e emergência, e estabelece fluxo mais rápido e ágil para os casos de baixa complexidade. A unidade, da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), passa por obras com esse foco, com reconstrução da recepção e demais áreas integradas, para instalação de pronto atendimento, sistema que qualifica a assistência ao paciente, de forma ágil e segura.
De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as obras, iniciadas esta semana, vão permitir a reconstrução dos ambientes da recepção, Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), Unidade de Decisão Clínica (UDC) e sala de apoio.
Depois de concluída a intervenção nessas áreas, o Platão Araújo, disse a secretária, passará a adotar o sistema Fast Track. “É um sistema de atendimento que já vem sendo utilizado com êxito no HPS 28 de Agosto; e que integra uma metodologia baseada em protocolos internacionais de classificação de risco e na humanização dos serviços do Sistema Único de saúde (HumanizaSUS), dando mais agilidade ao atendimento”, explica a secretária.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMOs pacientes com sintomas mais leves, destaca a secretária da SES-AM, que não são classificados como urgência, seguirão por um fluxo simplificado: passam por triagem, são atendidos por um médico e, se necessário, recebem medicação e alta diretamente na área de pronto atendimento, sem passar pelas demais etapas hospitalares. “Com isso, garante-se maior agilidade e eficiência no serviço prestado à população”, afirmou.
O diretor geral do HPS Platão Araújo, Marcelo Azevedo, ressalta que as obras estão acontecendo de forma planejada, para que sejam realizadas no menor espaço de tempo possível, sem parar o atendimento e com a preocupação de reduzir ao máximo qualquer tipo de desconforto aos usuários. “São obras necessárias e que vão garantir um ambiente e serviços de saúde ainda melhores”, destaca o diretor, ao reforçar que o hospital segue em pleno funcionamento, recebendo a demanda habitual de pacientes.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMEntre as principais intervenções que estão sendo realizadas no Platão Araújo, além da reforma da recepção e áreas integradas, estão a ampliação dos ambientes, pintura, troca de forro, substituição de piso, reparos e manutenção de instalações elétricas e hidráulicas.