Há 2 minutos
As unidades visam difundir boas práticas e tecnologia na cultura de mandioca e beneficiar 178 famílias em Itapiranga e Autazes
Fotos: Divulgação/Idam
Os municípios de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) e Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus) foram contemplados, na terça-feira e nesta quarta-feira (25 e 26/02) com a instalação de Unidades Demonstrativas (UD) de mandioca. As UDs, executadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), oferecerão oportunidades de aprendizado de boas práticas na cultura e prometem beneficiar 178 famílias.
Instaladas na comunidade São José da Enseada, em Itapiranga, e na comunidade Cajuçara e Aldeia do Cuia, no distrito de Monte Sinai em Autazes, as UDs visam dar oportunidades de aprendizado aos agricultores familiares a partir de demonstrações de métodos no cultivo de mandioca.
Itapiranga
Conforme o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Itapiranga, Sérgio Froes, a área de plantio do projeto possui 1 hectare (ha), sendo 0,5 ha destinado à implantação da UD de mandioca, que, além de difundir os conhecimentos sobre a cultura, tem como objetivo a multiplicação de manivas sementes de cultivares da raiz desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
No local, ainda haverá duas casas de vegetação, onde serão cultivadas as culturas do pimentão, cheiro-verde, cebolinha, entre outras hortaliças, além do cultivo do maracujá, no sistema de espaldeira, do mamão e do milho. “A estrutura permitirá um melhor controle do ambiente de produção, garantindo mais qualidade e produtividade para os agricultores locais”, concluiu o gerente.
Fotos: Divulgação/IdamA ação conta com a participação ativa dos sócios da Associação dos Produtores Rurais da Enseada (APRE), beneficiando 23 famílias. O projeto tem o apoio e a parceria da empresa Eneva e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Produção e Abastecimento Municipal de Itapiranga. Os esforços conjuntos prometem incentivar a produção sustentável, aumentar a renda dos agricultores locais e promover o desenvolvimento rural na região.
Monte Sinai/Autazes
As unidades estão sendo instaladas nas propriedades dos agricultores familiares Veríssimo José Xavier Santana e Valdison Pinheiro de Souza, ambos assistidos pelo PA Idam/Monte Sinai, com um total de 0,5 hectares.
“Nosso objetivo é utilizar variedades locais de mandioca, selecionadas pelos agricultores familiares e seguindo as recomendações da Embrapa Amazônia Ocidental no que diz respeito às boas práticas agrícolas do cultivo da mandioca”, destacou a representante do Posto Avançado (PA) Idam/Monte Sinai.
Ao todo, 155 famílias, da comunidade Cajuçara e aldeia do Cuia, serão beneficiadas com atividades de demonstração de métodos para o cultivo da mandioca.