Há 1 minuto
Atividade será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro, das 8h às 17h, na Unidade Local do Idam no município
Fotos: Divulgação/IdamDe 17 a 21 de fevereiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, em Tapauá (distante 449 quilômetros de Manaus), uma ação de crédito para pescadores artesanais. O atendimento será realizado na Unidade Local (Unloc) do instituto no município, localizada na avenida Presidente Costa e Silva, 168, bairro Manoel Costa, das 8h às 17h.
A elaboração dos projetos de crédito rural visa a aquisição de implementos de pesca e custeio da atividade pesqueira, por meio de financiamento concedido pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
A gerente de Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves, reforçou que o setor pesqueiro do município deve retomar o crescimento após o fim do período de defeso do tambaqui, caparari, surubim, pirapitinga, mapará, sardinha, pacu, aruanã, aruanã preta e matrinchã, prevista para 15 de março, conforme a legislação vigente.
“A equipe da Unloc selecionou 100 pescadores artesanais para verificação prévia dos documentos e eles poderão ser beneficiados com a concessão de crédito, já pensando no retorno da atividade pesqueira com o fim do defeso das espécies amazônicas”, ressaltou.
Em 2024, o Idam viabilizou, junto à Afeam, R$ 1,7 milhão em crédito rural a 88 pescadores artesanais e agricultores familiares de Tapauá. O recurso foi empregado na aquisição de motores de popa, canoas de alumínio, malhadeiras, fios, entre outros itens, além de custeio da atividade pesqueira.
“Para este ano, a expectativa é de superação do valor registrado em 2024”, finalizou a gerente da Geape.
ServiçoO que: Ação de Crédito para Pescadores ArtesanaisPeríodo: de 17 a 21 de fevereiroLocal: UnLoc Idam/TapauáEndereço: avenida Presidente Costa e Silva, 168, bairro Manoel Costa, Tapauá/AM.Horário: 8h às 17h