Há 2 minutos
Estrutura foi inaugurada pelo governador Wilson Lima e faz parte de parceria entre o Governo do Amazonas e Consulado-Geral do Japão
Foto: Janailton Falcão
A aposentada Dídia Santos, 69, participa das atividades da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) há 12 anos, e nesta quarta-feira (23/07), ela criou novas expectativas para prosseguir na instituição com a inauguração da Cozinha Escola. Essa estrutura irá possibilitar aos alunos a inserção em cursos de culinária para incentivar a alimentação saudável e a possibilidade de geração de renda.
A inauguração do espaço foi feita pelo governador Wilson Lima e faz parte de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Consulado-Geral do Japão em Manaus.
“A expectativa é muito grande para aprender mais coisas, adquirir mais conhecimento; Isso é para nossa qualidade de vida mesmo, para eu aprender e para levar para minha casa e para minha família”, disse Dídia ao olhar a estrutura pronta.
Foto: Janailton Falcão
Assim como ela, a idosa Maria Auxiliadora de Carvalho, 67, enfatizou os benefícios do projeto para a vida dos alunos da instituição. “Isso é maravilhoso porque muitas pessoas gostam de cozinhar, mas não tem aquele jeito. Muitas também nunca tiveram chance, porque desde cedo tiveram que trabalhar em outras áreas. Então agora vamos ter todas as oportunidades. Não vai ficar só no compra e paga comida; vamos fazer uma alimentação saudável”.
A parceria entre Governo do Amazonas, por meio da FUnATI, Consulado-Geral do Japão em Manaus visa influenciar diretamente na saúde, nutrição e qualidade de vida dos idosos participantes da fundação, promovendo o envelhecimento saudável e ativo na comunidade. Além disso, busca incentivar o fomento ao empreendedorismo como fonte de empoderamento financeiro.
A construção conta com área de, aproximadamente de 90 metros quadrados, sendo uma cozinha, um depósito e dois vestiários. O valor da doação pelo governo japonês foi de US$ 68.944,00. O apoio financeiro do Consulado-Geral do Japão foi obtido por meio do programa de Assistência para Projetos Comunitários (APC) do governo japonês, e deve oferecer cursos nos turnos matutino e vespertino para alunos matriculados na pró-reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da FUnATI.
“Vamos oferecer oficinas para um grande número de alunos idosos, além da imersão na culinária amazônica e japonesa; vamos incentivar também a alimentação saudável e a possibilidade de fonte adicional de renda para que eles possam ganhar um recurso nas comunidades onde eles moram”, explicou o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro.
Foto: Janailton Falcão
Capacitação
As temáticas de cursos oferecidos na Cozinha Escola da FUnATI abrangem tópicos como: a Dieta Amazônica, inspirado no conhecido livro do reitor Dr. Euler Ribeiro; Café Amazônico, com imersão na rica gastronomia local e Panificação, com técnicas para o preparo de pães e pizzas.