Com o objetivo de promover um desenvolvimento urbano sustentável e integrado, que também é um foco da Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) deu início aos trabalhos para a criação de um planejamento estratégico que alinhe as diretrizes do Plano Diretor da cidade com as necessidades da população.
A iniciativa visa não apenas otimizar o uso do espaço urbano, mas também estabelecer metas, parâmetros e dinâmicas para otimizar recursos e indicadores urbanísticos, tendo prazos e decisões assertivas para melhorar desde o ambiente de trabalho interno até o atendimento da população e a construção de planos para a capital.
Na primeira reunião de alinhamento e apresentação do planejamento estratégico, realizada nesta terça-feira, 11/2, o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, fez uma apresentação para sensibilização dos diretores e gerentes, mostrando as vantagens do uso do processo que define metas e ações para se chegar a resultados desejados. O plano conta ainda com suporte técnico da chefia de gabinete, Náiade Soares, e do assessor técnico da presidência, Eraldo Bandeira.
Em um segundo momento, haverá uma apresentação ampla, incluindo sensibilização para toda a equipe do Implurb.
“Realizamos a primeira reunião de alinhamento para o lançamento do nosso planejamento estratégico 2025-2028, cumprindo determinações de gestão do prefeito David Almeida e do secretário Carlos Valente, para que possamos aumentar nossas entregas. O Implurb foi fundamental no primeiro mandato do prefeito, tendo inaugurações e projetos importantíssimos, como o mirante Lúcia Almeida e os parques Amazonino Mendes e Gigantes da Floresta. Isso aumentou as expectativas sobre o nosso trabalho e precisamos estar preparados para os próximos quatro anos”, explicou Peixoto.
E para esta preparação, o planejamento estratégico interno vai permitir que se possa melhorar processos, comunicação interna, indicadores e projetos, para ter novas entregas à população.
Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, a ferramenta de gestão será útil para mensurar resultados desejados, sendo uma bússola para os setores desde a fiscalização até o licenciamento, passando pela área de planejamento urbanístico.
“Os projetos, as propostas, as ações, os desenvolvimentos desses temas, as integrações, tudo isso está contemplado nesta primeira reunião de alinhamento e, a partir de hoje, que é o lançamento do nosso planejamento estratégico, todos os setores do Implurb vão começar a participar, oferecendo suas propostas, apontando oportunidades e ameaças, para que daqui a quatro anos possamos ver a evolução, com o objetivo de ter prestado um serviço de melhor qualidade para os moradores de Manaus. Esse é o objetivo do prefeito David Almeida, do Implurb, e ao final deste período que a gente possa dizer que a missão foi cumprida”, comentou Valente.
Conselho
O Implurb é um dos órgãos municipais com assento junto ao Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE). E o presidente do colegiado, Arnaldo Grijó, fez parte do encontro de apresentação do planejamento estratégico para o instituto.
“O plano vai tratar de metas internas e externas, para que no fim a Prefeitura de Manaus possa entregar melhores serviços e projetos para ampliar a qualidade de vida de seus habitantes. Esse é um trabalho extremamente importante da equipe do Implurb, com apoio do CMGE, que cuida dessa integração de uma maneira geral. E que, ao final deste mandato, possamos entregar obras e serviços extremamente importantes para Manaus. Nos primeiros quatro anos, tivemos obras que ficarão marcadas e eternizadas na cidade, algumas delas feitas pelo próprio Implurb, como o Gigantes da Floresta, o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente e o parque Amazonino Mendes”, disse Grijó.
Para o presidente do conselho, é com planejamento que se busca alcançar resultados desejados, melhorar indicadores urbanos e transformar Manaus, de forma que seja uma cidade cada vez melhor para quem vive aqui.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira / Implurb