A primeira semana de janeiro encerra com novidades no sistema de licenciamento urbano da Prefeitura de Manaus, com o anúncio do novo vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o engenheiro e ex-vereador Antônio Peixoto, nesta sexta-feira, 3/1. Após o anúncio dos nomes dos titulares das secretarias, Peixoto foi uma das indicações de David Almeida para somar ações e trabalho junto à autarquia. O vice-presidente anterior, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, segue com trabalhos junto ao Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE).
Recebido pelo diretor-presidente Carlos Valente, Peixoto conheceu os principais diretores, gerentes e coordenadores técnicos do instituto, com a responsabilidade de somar esforços e energia para projetos e desenvolvimento urbanístico da capital. “Sempre falo que no Implurb não temos um vice, mas sim dois presidentes, em razão das demandas e das necessidades de Manaus. Temos muito trabalho para fazer, além de seguir com avanços na capital”, comentou Valente.
Peixoto aproveitou as boas-vindas para desejar um excelente novo ano a todos da equipe e para agradecer a Deus, além do prefeito, pela confiança depositada. “Espero poder honrar essa indicação e agradeço imensamente pela acolhida no Implurb. Claudemir é um grande amigo, querido, ao qual devo minha gratidão e respeito. Quero me somar à equipe para poder estar desenvolvendo no Implurb mais projetos, colocando Manaus em evidência”, disse Peixoto.
Perfil
Carioca de nascimento, Antônio de Almeida Peixoto Filho tem formação em engenharia civil, com especialização em pavimentação, e administração de empresas. Em 2001, entrou para o quadro de investigador de polícia civil do Amazonas; atuou de 2005 a 2013 como professor universitário e já foi diretor adjunto da Federação das Indústrias do Estado (Fieam).
Foi ainda subsecretário de Infraestrutura (Seminf), de 2013 a 2018, estando à frente de grandes projetos estruturantes no período da Copa do Mundo (quadrilátero). Em 2017 assumiu a subsecretaria de Serviços Básicos. Ainda no setor público, Peixoto atuou à frente da subsecretaria do Centro Histórico e foi secretário adjunto da Região Metropolitana de Manaus (RMM), em 2018. Em 2020, foi eleito vereador da capital, pelo Agir, e na Câmara Municipal de Manaus (CMM) atuou na Comissão de Serviços e Obras Públicas (Comsop), usando seu conhecimento, experiência e especialização na engenharia.
— — —Texto – Claudia do Valle / ImplurbFotos – Paula Pessoa/ Semcom