Há 35 minutos
Sejusc iniciou entregas nesta segunda quinzena de fevereiro
Ausilene TorreO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), dá continuidade ao projeto “Inclusão sobre Rodas” com a entrega de mais equipamentos. Até o fim deste mês, a Sejusc terá alcançado aproximadamente 500 cadeiras entregues à população PcD somente neste ano.
Conforme a coordenadora do Setor de Análise da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), Fernanda Vasconcelos, a meta do Governo do Estado é zerar a fila de espera por esse equipamento. “Nosso objetivo é entregar as cadeiras de todas as pessoas que temos cadastrados no sistema da Sejusc. Já entregamos 300 cadeiras via Secretaria da Pessoa com Deficiências, e até o final de março nós vamos entregar mais 200”, frisou.
FOTO: Ygson França/Sejusc
O “Inclusão sobre Rodas” também conta com o serviço de entrega a domicílio – voltado àqueles beneficiários que não têm condições de irem ao local de retirada do equipamento, além do repasse de cadeiras entregues na própria SePcD, na zona centro-sul de Manaus
“Para solicitar a cadeira de rodas, a pessoa pode ir até a sede da Sejusc levando toda a documentação: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, o laudo com CID, o laudo solicitando a cadeira de rodas e uma foto do beneficiário que apareça o corpo todo, para podermos fazer a avaliação. Também pode ser feito através do e-mail: [email protected]”, orientou Fernanda.
A Sejusc está localizada na rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon. Para mais informações, basta acessar o site da secretaria, www.sejusc.am.gov.br, e clicar no banner “Inclusão sobre Rodas”.
Equipamento novo
Auricélia Torres de Jesus, de 63 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu o equipamento nesta semana. Ela perdeu os movimentos dos membros inferiores há 16 anos, quando caiu de uma árvore em Paricatuba, na Região Metropolitana de Manaus. Atualmente, a idosa mora com a irmã Ausilene, 55, na zona sul da capital.
FOTO: Ygson França/Sejusc
“Essa cadeira é mais adequada, como todos os fisioterapeutas dizem, porque tem um tempo que a gente tem que usar a cadeira universal, mas depois tem que trocar para não dar problema de coluna. Agradeço muito ao governador”, afirmou a assistida.
Com a nova cadeira de rodas, Auricélia espera ter mais autonomia no dia a dia. “Meus planos é ir sozinha, descer essa rampa e ir embora (risos). A gente fica mais à vontade, vamos nos soltando, com essas outras [cadeiras] não dá, porque já foram muito usadas”, completou.
Quem não escondeu a emoção de ver a idosa com o novo equipamento foi Ausilene, irmã mais nova de Auricélia. “É muito recompensador, porque faz muito tempo que a gente estava precisando, e ela estava pedindo muito para a gente ir lá na Sejusc, mas, como a gente não tem recursos para se locomover, estava ficando um pouco difícil”, disse.
FOTO: Ygson França/Sejusc
Ausilene conta que, quando recebeu a ligação da Sejusc, a irmã achou que fosse trote. “Ela sempre sonhou com essa cadeira e foi por isso que eu fiquei mais emotiva, quando eu disse ‘É essa cadeira, é a cadeira que tu estás querendo’, que é leve e de acordo com o tamanho dela”, concluiu.
Gratidão
Aos 89 anos, Raimunda de Andrade Araújo também recebeu a sua cadeira do projeto “Inclusão sobre Rodas”. Além das dificuldades por conta da idade, a idosa sofre com Alzheimer.
FOTO: Ygson França/Sejusc
“A sensação é de gratidão, em primeiro lugar, porque desde ontem, quando a moça ligou, nós ficamos contentes, pois nós precisávamos para ela se locomover. A gente sempre tinha que pedir emprestado, agora, ela tendo a dela, a gente vai conseguir passear com ela para lugares públicos, que ela gosta muito de ir ao shopping e à igreja”, afirmou a filha Raimunda, a professora Rogéria Araújo Alves, de 45 anos.