Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025
Amazonas

Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025

9 de setembro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 1 hora

As atividades formativas são gratuitas e acontecem de 17 a 20 de setembro, no Palácio da justiça, Teatro Gebes Medeiros e Palacete Provincial

{“eId”:”1403177580336490″,”CameraPosition”:2}FOTO: Divulgação

A 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com inscrições abertas para oficinas com profissionais do mercado audiovisual: Anália Nogueira, Danilo Umbelino, Marcus Curvelo, Bea Góes e Henrique Amud. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro Cultural Palácio da justiça, Teatro Gebes Medeiros e Palacete Provincial, Centro, zona sul de Manaus. As vagas são limitadas e o formulário está disponível no site festivalolhardonorte.com até quinta-feira (11/09).

O Olhar do Norte é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a Itaú Cultural Play e apoio da Atelo, Amazonas Shopping e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

Quem abre a programação é Anália Nogueira, diretora de arte e figurinista com 15 anos de experiência. Ela ministra oficina “Figurino para Cinema”, de 17 a 19 de setembro, das 9h às 12h, no Palácio da justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. São 25 vagas disponíveis.

Anália Nogueira assinou a direção de arte da série “Transviar” e o figurino do curta premiado “O Barco e o Rio”, atuou como assistente em produções de destaque como os longas-metragens “A Febre”, “Carro Rei” e as séries “Aruanas”, “Dom” e “Cangaço NOVO”.

No Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro, de 17 a 20 de setembro, das 9h às 12h, tem a oficina “Autoficção e Política: Oficina de Documentário Híbrido”, com Danilo Umbelino e Marcus Curvelo. São 20 vagas disponíveis.

FOTO: Divulgação

Danilo Umbelino é diretor de fotografia e produtor na Studio Nagô, atua entre o cinema e a publicidade no Brasil e no exterior. Sua pesquisa em documentário híbrido se destaca por criar identidades visuais potentes com soluções inventivas.

Marcus Curvelo é realizador audiovisual e ator que explora o cinema híbrido, com autoficção, documentário e performance. Ele tem um trabalho que tensiona a relação entre as experiências íntimas e contextos sociopolíticos com humor e autoironia.

No dia 19 de setembro, das 9h às 12h, Bea Góes ministra a oficina “Construindo premissas que se destacam em editais, rodadas e concursos”, no Palácio da justiça, para uma turma de 30 pessoas.

Bea Góes é roteirista, mestre em audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e fundadora da escola Narratologia. Ela tem trabalhos que incluem duas temporadas da serie “Santo Maldito”, na Star +, um longa-metragem para Netflix e a criação da websérie “Quarentenados”.

Em abril deste ano, Bea Góes participou do Olhar do Norte Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais da Artrupe Produções, com a palestra “Introdução à formatação de roteiro de forma prática”. Ela circula pelos maiores festivais de roteiro da América Latina como jurada e palestrante.

Palacete Provincial

Nos dias 19 e 20 de setembro, das 9h às 12h, Henrique Amud comanda a oficina “Duplofilme de Escrita, Estrutura e Reflexões sobre o Documentário Criativo”, no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus. São 30 vagas disponíveis, para maiores de 16 anos.

FOTO: Divulgação

Henrique Amud é produtor, roteirista e sócio da produtora duplofilme. Formado em roteiro pela escola Darcy Ribeiro, ele dirigiu e escreveu os curtas “Atordoado”, “Eu Permaneço Atento” e “Atentado ao Monegasco”. Entre os trabalhos de destaque está o longa documental “Itacoatiaras”, de 2025.

A lista de selecionados vai ser divulgada no sábado (13/09), no perfil do Festival Olhar do Norte no Instagram (@olhardonorte) e os contemplados também vão receber a confirmação por e-mail. A curadoria vai ser realizada pelos oficineiros.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

Por administrador
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

Por administrador
Amazonas

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

Por administrador
Amazonas

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

Por administrador
Amazonas

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

Por administrador
Amazonas

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

Por administrador
Amazonas

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

Por administrador
Amazonas

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

Por administrador
Amazonas

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?