Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Ipaam autoriza projeto de ampliação de estrutura no Distrito Industrial vinculada ao Gasoduto Coari-Manaus
Amazonas

Ipaam autoriza projeto de ampliação de estrutura no Distrito Industrial vinculada ao Gasoduto Coari-Manaus

7 de março de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 40 minutos

Objetivo é ampliar a distribuição de gás natural para a Cigás e atender à Usina Termelétrica Manaus I, em fase de instalação

FOTO: Ipaam/Divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu as licenças ambientais necessárias para a ampliação do Ponto de Saída (PS) Buriti, infraestrutura vinculada ao Gasoduto Coari-Manaus, responsável pelo fornecimento de gás natural (GN) na região. Após a conclusão dos trâmites legais, no dia 28 de fevereiro, a medida segue agora para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).

A obra será realizada em uma área de 0,82 hectares, localizada na rua Rio Quixito, no Distrito Industrial de Manaus. A intervenção inclui a contenção de tabule e a expansão das tubulações e dispositivos do gasoduto. O objetivo principal é aumentar a capacidade de distribuição de GN para a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e atender à Usina Termelétrica Manaus I, que está em fase de instalação.

A ampliação será realizada em uma área previamente alterada, o que contribui para a minimização dos impactos ambientais. Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, todas as exigências ambientais foram rigorosamente cumpridas, incluindo a realização de análise técnica e vistoria no local. “O Ipaam cumpre seu papel de fiscalização ambiental, assegurando que a obra seja executada de maneira sustentável”, afirmou.

FOTO: Ipaam/Divulgação

Picanço também destacou a importância do projeto para o estado. “A ampliação do PS Buriti tem como objetivo fortalecer a REDE de gás natural do Amazonas, garantindo o fornecimento para a Usina Termelétrica Manaus I e ampliando as operações da Cigás”, completou o gestor, ressaltando o impacto positivo que a obra trará para a segurança energética da região.

Projeto e procedimentos

O PS Buriti é uma extensão do Gasoduto Coari-Manaus, sob a responsabilidade da Transportadora Associada de Gás (TAG). A ampliação do PS Buriti permitirá o fornecimento de até 820.500 metros cúbicos por dia (m³/dia) de GN para a Usina Termelétrica Manaus 1 e até 2.200.000 m³/ dia para a Cigás, ampliando a capacidade de fornecimento e assegurando suporte em situações de emergência.

O projeto foi submetido ao Ipaam em fevereiro de 2024, passando por uma série de tratativas entre a TAG e a Gerência de Recursos Minerais (GERM) do Instituto. Os estudos ambientais, elaborados conforme o Termo de Referência, foram cuidadosamente analisados e serviram como base para o processo de licenciamento.

FOTO: Ipaam/Divulgação

De acordo com informações obtidas na GERM, como etapa final, foi realizada uma vistoria técnica com a equipe da TAG, responsável pela obra, na qual foram avaliadas as condições da área e confirmada a viabilidade da ampliação, atendendo às normas ambientais estabelecidas.

“Durante a vistoria, avaliamos as condições da área e confirmamos que a ampliação poderia ser feita de forma adequada, garantindo o cumprimento das normas ambientais e reforçando nosso compromisso com a responsabilidade ambiental”, destaca a engenheira química da GERM do Ipaam, Mayara Barbosa.

Ainda segundo a gerência, originalmente, o projeto previa a construção em um NOVO terreno. Contudo, para minimizar os impactos ambientais e evitar a degradação de novas áreas, optou-se por realizar a ampliação na mesma localização da estrutura existente, com uma pequena expansão na borda do terreno. A área já apresenta um alto grau de antropização (modificação do ambiente natural pelo ser humano), com histórico de terraplanagem e supressão vegetal, sendo necessária apenas a remoção pontual de algumas plantas que cresceram novamente no local.

Como órgão responsável pelo licenciamento e fiscalização ambiental, o Ipaam assegura que todas as etapas do processo sejam conduzidas em conformidade com as exigências ambientais, garantindo a adoção de práticas sustentáveis e a mitigação de impactos. A iniciativa reforça o compromisso do Ipaam com a segurança energética, ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação dos recursos naturais.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PC-AM divulga imagens de duas pessoas desaparecidas na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Preme 2026: ADS encerra recebimento de amostras para análise de produtos que devem compor a merenda escolar

Por administrador
Amazonas

Histórias de estudantes reforçam a importância da dedicação e do papel da escola na construção de projetos de vida

Por administrador
Amazonas

Campanha Nota Fiscal Amazonense amplia prêmios e realiza próximo sorteio dia 11

Por administrador
Amazonas

Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico

Por administrador
Amazonas

Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador

Por administrador
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf fiscaliza transporte de frutas no Porto da Ceasa

Por administrador
Amazonas

Amazonas Filarmônica realiza concerto sinfônico no Teatro ICBEU

Por administrador
Amazonas

Arena da Amazônia recebe final 1° Turno do Barezão e Vila Olímpica oferece 100 vagas de defesa pessoal feminina

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas

Por administrador
Amazonas

Moradores de Santa Isabel do Rio Negro destacam benefícios garantidos com mais investimentos do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Programa Deep Tech: Fapeam recebe propostas dos interessados até 19 de março

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?