Há 31 minutos
Atividades seguem até 1º de agosto e abrangem escolas da zona urbana e rural do município
FOTO: Divulgação/Ipaam
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou, nesta segunda-feira (28/07), uma campanha de educação ambiental no município de Autazes (a 113 km de Manaus). A ação segue até o dia 1º de agosto, com palestras voltadas a alunos, professores e moradores das zonas urbana e rural. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
A campanha ocorre de forma estratégica, considerando os altos índices de focos de calor registrados no município. Em 2024, foram identificados 336 focos de calor, conforme dados do satélite Aqua-MT, monitorados pelo Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (CMAAP/Ipaam). Em 2025, no mesmo período (1º de janeiro a 24 de julho), o número caiu de 37 para 9, mas o segundo semestre historicamente apresenta maior incidência de queimadas.
“As ações possuem foco na prevenção e combate às queimadas e ao desmatamento, por meio da sensibilização. O trabalho envolve alunos, professores e moradores das comunidades locais”, explicou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.
Segundo o técnico ambiental da Gerência de educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, Arivelton Marical, a iniciativa faz parte do PLanejamento estadual de combate às queimadas ilegais.
“As ações educativas nas escolas cumprem um papel estratégico no enfrentamento aos crimes ambientais. Levar informação às novas gerações é garantir que o futuro da floresta esteja em mãos mais conscientes e preparadas”, afirmou Marical.
Programação
As palestras começaram nesta segunda-feira (28/07), nas escolas municipais Alvina Cavalcante (comunidades Tupinambá e Vila do Sampaio) e Abel de Sena Mendonça (Estrada AZ2).
Na terça-feira (29/07), as atividades seguem na escola Estadual Raymundo Sá, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na quarta-feira (30/07), será a vez da escola Estadual Maria Emília (GM3). Na quinta-feira (31/07), as palestras ocorrem nas escolas estaduais Vidal Gomes de Melo e Pedro Santarém Penalber, ambas na sede do município.
Na sexta-feira (1º/08), a campanha encerra sua programação na escola Estadual Zima Lira Cabral, no Distrito do NOVO Céu, e na escola Municipal Rosalina de Almeida, localizada no Ramal do km 53, zona rural de Autazes.
As palestras abordam temas como impactos das queimadas na saúde e no clima, desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis de uso do solo, incentivando práticas de preservação ambiental. “Temos observado que o contato direto com as comunidades escolares desperta o senso de responsabilidade coletiva sobre o meio ambiente, gerando um efeito multiplicador importante”, acrescentou Marical.
O Ipaam reforça que denúncias podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização seguem sendo intensificadas para coibir práticas irregulares, proteger a fauna Silvestre e conservar a biodiversidade amazônica.