Há 33 minutos
Atividades começam nesta terça-feira e se estendem até o dia 14 de abril
FOTOS: José Narbaes/IpaamEntre os dias 8 e 14 de abril, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizará uma série de palestras e atividades sobre educação ambiental em escolas dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Manicoré (a 27, 68 e 332 quilômetros de Manaus, respectivamente).
As atividades terão como público-alvo alunos, professores e moradores das comunidades rurais, com o objetivo de conscientizar sobre os impactos negativos das queimadas e do desmatamento, destacando os prejuízos à saúde humana e os danos irreparáveis ao meio ambiente.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a iniciativa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação dos municípios. “Essa parceria é fundamental para o sucesso da ação, pois fortalece o alcance das atividades e garante que as informações cheguem a um número maior de pessoas”, afirmou.
Ele também destacou que uma equipe do Ipaam já está em Iranduba, onde aproveitaram a oportunidade para realizar, na manhã de hoje, uma palestra na Escola Municipal Procópio Maranhão.
Agenda das atividades
Amanhã, dia 8 de abril, as palestras e atividades serão realizadas nas escolas municipais Ana Barbosa de Castro e Creuza Abess Farah. Segundo Therezinha Melo, responsável pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, as ações fazem parte de um esforço contínuo para promover a educação ambiental nos municípios.
“As ações integram a estratégia do Ipaam de prevenção e controle ambiental, reforçando nosso compromisso com a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais no estado do Amazonas”, afirmou Therezinha Melo.
Em Manacapuru, o Ipaam dará início às atividades na Escola Municipal Manoel Urbano, na próxima quarta-feira (09/04), seguido pela Escola Municipal São Francisco na quinta-feira (10/04), e pela Escola Municipal Prof.° Afonso de Brito na sexta-feira (11/04).
Em Manicoré, as ações educativas do Ipaam começam no dia 9, com atividades nas escolas estaduais Pedro Aguirre e Hermenegildo de Campos. No dia 10, as ações seguem na Escola Estadual Maria Sá Mota e no Educandário Nossa Senhora das Graças. No dia 12, as atividades ocorrerão no Distrito de Capananzinho. No dia 14, o Instituto concluirá as palestras nas escolas estaduais Historiador Arindal Vinícius da Fonseca Reis e Aristeu das Neves Bicho.
As palestras e atividades em Iranduba e Manacapuru serão ministradas pelo técnico ambiental Gilmar Costa, enquanto em Manicoré serão conduzidas pelos técnicos Arivelto Marical e Maria de Fátima Melo.