Há 31 minutos
Local mantido pelo Instituto oferece programação voltada à preservação ambiental e ao contato direto com a natureza
Foto: Henrique Almeida/Ipaam
O Bosque Estadual Vandete Rocha, mantido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), recebeu na sexta-feira (22/08) a visita de 39 alunos do Colégio Martha Falcão, em Manaus. O espaço está aberto para escolas, universidades e demais instituições que desejem realizar atividades de educação ambiental. O espaço está localizado na avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
Os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram da programação como parte do projeto Clube do Futuro Cientista, desenvolvido pela escola. A atividade aproximou as crianças da natureza e reforçou os conteúdos de sala de aula por meio de práticas voltadas à preservação ambiental.
Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a iniciativa contribui de forma prática para a formação dos alunos e fortalece a parceria do Instituto com as instituições de ensino.
Fotos: Henrique Almeida/Ipaam“Essa experiência é extremamente significativa para as crianças, pois possibilita o contato direto com a natureza e com a atuação dos profissionais do Ipaam, ampliando o conhecimento adquirido em sala de aula. É muito especial para um estudante poder enxergar um local que ele conheceu através de um passeio escolar como um espaço em que ele possa trabalhar no futuro”, afirmou o gestor.
A responsável pela Gerência de educação Ambiental (Geam), Therezinha Melo, destacou que receber estudantes no Parque Vandete Rocha fortalece o compromisso do Ipaam com a educação ambiental e com a construção de uma geração mais consciente sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.
“A visita integra as ações educativas do Instituto, que busca aproximar a comunidade escolar da pauta ambiental, incentivando boas práticas de sustentabilidade desde a infância. Aproveitamos a oportunidade para convidar outras escolas, públicas ou privadas, que queiram visitar o Instituto, conhecer o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), o bosque e demais espaços”, explicou.
A coordenadora pedagógica do Colégio Martha Falcão, Ana Glaucia, ressaltou a importância de os alunos vivenciarem um espaço conservado dentro da cidade de Manaus.
“O mais interessante foi termos uma aula no meio da floresta, ensinando sobre educação ambiental. Para a nossa escola, que leva o nome de Martha Falcão, defensora do meio ambiente, isso é um marco e já estabelece também uma parceria. Agradecemos especialmente ao Ipaam por abrir esse espaço para nossa visita”, afirmou.
Fotos: Henrique Almeida/IpaamO professor do Clube do Futuro Cientista, Carlos Santos, explicou que o projeto busca inserir os alunos em ambientes diferenciados, como forma de estimular a pesquisa e o interesse pela ciência. “Estamos muito satisfeitos com esta visita. Temos certeza de que as crianças levarão essa memória afetiva para casa e se tornarão multiplicadores da importância de um meio ambiente equilibrado, para que possamos viver bem na nossa casa comum”, afirmou.
Ainda segundo o educador, o Clube do Futuro Cientista funciona como uma iniciação à pesquisa, ainda em caráter primário, inserindo os alunos em diferentes ambientes. “A cada mês, há uma proposta em um local distinto, com atividades que incluem aulas-passeio, vivências em laboratório e experiências ligadas à dinâmica da ciência”, explicou.
Agendamento
As instituições de ensino interessadas em visitar o Ipaam podem agendar suas atividades para conhecer de perto o trabalho desenvolvido na promoção da educação ambiental, licenciamento, fiscalização e resgate de animais silvestres. O agendamento PODE ser feito pelo telefone (92) 2123-6726.
O Bosque Estadual Vandete Rocha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A entrada é gratuita.