Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Janeiro Roxo: Saúde realiza programação especial de combate à hanseníase
Amazonas

Janeiro Roxo: Saúde realiza programação especial de combate à hanseníase

10 de janeiro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar
As ações acontecerão de 19 janeiro a 1º de fevereiro, com realização do Dia D, caminhada e seminário

FOTO: Divulgação/Fuham

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), realiza, no período de 19 de janeiro a 1º de fevereiro, uma programação especial dedicada ao combate à hanseníase. As ações, em apoio à campanha “Janeiro Roxo”, incluem a realização do “Dia D”, para a busca ativa de novos casos da doença, além de caminhada e seminário, com foco na conscientização. Em 2024, foram registrados 254 casos novos de hanseníase no Amazonas.

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é 26 de janeiro, mais um motivo para chamar a atenção para a doença. A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, diz que a mobilização é importante como alerta à população e, também, para orientar sobre o tratamento disponibilizado na REDE pública. “A Fundação Alfredo da Matta é referência no tratamento da doença, oferecendo atendimento especializado”, destacou.

A programação do “Janeiro Roxo” na Fuham inicia dia 19 de janeiro (domingo), a partir das 9h, com a caminhada “Derma-a-pé”, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro. A caminhada vai contar com a participação da banda da polícia Militar do Amazonas, que vai tocar marchinhas tradicionais de Carnaval. O evento tem o apoio da Associação da Feira Municipal de artesanato, Trabalhos Manuais e Produtos do Amazonas dos artesãos Expositores (AFMAPAEER), responsável pela “feirinha da Eduardo Ribeiro”.

No dia 25 de janeiro (sábado), das 8h às 14h, a programação será na sede de Fundação, na avenida Codajás, Cachoeirinha, na zona sul. Na ocasião, será realizada uma programação intensificada de atendimentos dermatológicos. Para receber o atendimento, basta a pessoa comparecer ao local com o cartão do SUS e o CPF.

“Vamos fazer uma busca ativa de possíveis novos casos e, assim, orientar as pessoas quanto ao tratamento. Qualquer pessoa, em especial as que apresentem algum tipo de mancha na pele, PODE participar do mutirão”, explicou o diretor-presidente da Fuham, Carlos Alberto Chirano Rodrigues. Durante a ação, a Fuham também vai realizar testes rápidos de sífilis e HIV.

FOTOS: Divulgação/Fuham

Encerrando a programação do “Janeiro Roxo”, a Fuham vai realizar, nos dias 31 janeiro e 1º de fevereiro, o 2º Seminário “Pensando em Hanseníase”, no auditório da escola Superior de ciências da saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA), na Cachoeirinha, na zona sul de Manaus.

Voltado para estudantes e profissionais da saúde, o evento vai contar com palestras para abordar os diversos aspectos da doença. Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve no site www.fuham.am.gov.br e nas redes sociais da instituição.

Cenário epidemiológico

A hanseníase, também conhecida como Mal de Hansen, é uma doença infecciosa, ocasionada por dois micro-organismos, denominados Mycobacterium leprae e Mycobacterium lepromatosis. É transmitida através do contato íntimo e prolongado, principalmente no ambiente familiar, com pacientes que não se tratam.

Em 2024, 254 casos novos de hanseníase foram detectados no Amazonas. Desses, 64,2% (163 casos) foram registrados em moradores do interior e 35,6% (91 casos) em residentes na capital. Os municípios que apresentaram maior taxa de detecção foram: Silves (43,26/100 mil habitantes), NOVO Airão (38,07/100 mil hab.), Itamarati (36,57/100 mil hab.), Rio Preto da Eva (32,08/100 mil hab.), Careiro (28,24/100 mil hab.) e Santa Isabel do Rio Negro (28,24/100 mil hab.).

A coordenadora do Programa Estadual de Hanseníase, Valderiza Pedrosa, reforça que, apesar de ser infecciosa e contagiosa, a hanseníase é uma doença que tem tratamento e PODE ser curada. “Nós realizamos ações em todos os municípios. O tratamento é acessível, gratuito, temos medicação. Por isso, é necessário a orientação para combater a doença”, explica Valderiza, que é epidemiologista.

O post Janeiro Roxo: Saúde realiza programação especial de combate à hanseníase apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sefaz divulga vencedores da Nota Fiscal Amazonense com prêmios de até R$ 30 mil

Por administrador
Amazonas

FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia

Por administrador
Amazonas

Inscrições abertas para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por administrador
Amazonas

Cosama celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e destaca protagonismo feminino no saneamento do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sepet realiza agendamento do Castramóvel para o Governo Presente no Tarumã

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança realizam a prisão de cerca de 40 pessoas e apreensão de adolescentes por apologia ao crime durante queima de fogos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil alerta sobre sinais e medidas preventivas contra o bullying nos ambientes escolares e digitais

Por administrador
Amazonas

FUnATI destaca protagonismo feminino no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Por administrador
Amazonas

SES-AM apresenta ao TCE o novo Hospital do Sangue e a programação prevista para início de funcionamento

Por administrador
Amazonas

Operação Águia reforça policiamento em bairros estratégicos de Manaus e Região Metropolitana

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca bioeconomia, empreendedorismo e geração de renda durante inauguração de Centro de Distribuição da Natura em Manaus

Por administrador
Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?