A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), está trabalhando a todo vapor na revitalização da Lagoa do Bombeamento, localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. O local está passando por um amplo processo de revitalização para se tornar um novo ponto de lazer e convívio social da população manauara.
Conforme anunciou o prefeito David Almeida, na última quinta-feira, 13/2, a iniciativa visa não apenas a limpeza e dragagem do corpo d’água, mas também a reestruturação da área ao redor, transformando o local em um novo ponto de lazer e convívio social para a população.
Titular da Semulsp, Sabá Reis destacou que a revitalização é essencial para a prevenção de alagamentos e melhoria das condições urbanas da região.
“Esse é um espaço histórico para a cidade de Manaus. Nosso objetivo é resgatá-lo, proporcionando qualidade de vida para os moradores e garantindo que essa área seja preservada e utilizada de forma adequada, conforme determinou o prefeito. Estamos trabalhando para devolver a Lagoa do Bombeamento para a comunidade. Esse local está degradado e, com esse trabalho, queremos garantir que ele volte a ser um espaço de lazer e um ponto de encontro para as famílias”, afirmou Sabá Reis.
Além da limpeza e reestruturação da área, um dos grandes diferenciais do projeto será a instalação de pedalinhos na lagoa, permitindo que os visitantes aproveitem ainda mais o espaço revitalizado.
Os moradores da região comemoram as melhorias que virão. Para Maria de Lourdes, moradora da Compensa há mais de 30 anos, a revitalização representa uma mudança significativa para a comunidade.
“Antes, essa lagoa era um espaço abandonado, onde cada um fazia o que bem queria. Agora, vai se transformar em algo bonito, um lugar onde podemos caminhar, trazer as crianças para brincar e conviver com os vizinhos”, disse a aposentada.
Já o comerciante José Ricardo destaca o impacto positivo para os negócios locais. “Com essa revitalização, o movimento aqui vai aumentar. Isso é bom para o comércio e para a economia da região. Além disso, melhora a imagem do bairro, trazendo mais segurança e qualidade de vida para todos”, afirmou.
A Lagoa do Bombeamento é parte da história de Manaus, sendo associada às antigas estações de bombeamento de água que foram fundamentais para o crescimento da cidade. O projeto de revitalização busca resgatar esse patrimônio, integrando-o ao cotidiano dos moradores e promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental e histórica.
Com essas iniciativas, a expectativa é que a Lagoa do Bombeamento se torne um espaço sustentável, valorizado e frequentado pela comunidade, garantindo melhor qualidade de vida para os habitantes da zona Oeste de Manaus.
— — —
Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Fotos – Divulgação /Semulsp