A Câmara Municipal de Manaus (CMM) faz história ao integrar a programação comemorativa dos 90 anos da “A Voz do Brasil”, o programa de rádio mais antigo do país. Pela primeira vez, a equipe da Rádio Câmara de Brasília vai desembarcar na capital amazonense, em outubro, para uma transmissão especial, diretamente do estúdio da Rádio Câmara Manaus (105,5 FM).
A iniciativa marca um momento histórico para a comunicação legislativa local, que ocorre sob a gestão do presidente da Casa, vereador David Reis (Avante).
O programa “A Voz do Brasil” é referência na radiodifusão nacional e atinge cerca de 70 milhões de ouvintes diariamente. Como parte das homenagens pelos seus 90 anos, cinco rádios legislativas do país foram selecionadas para sediar edições especiais. A Rádio Câmara Manaus foi a escolhida para representar a Região Norte.
Durante a transmissão, jornalistas de Brasília dividirão a bancada com comunicadores locais, destacando o trabalho de Manaus no fortalecimento da comunicação pública.
A escolha foi feita durante o evento “Encontro da REDE Legislativa de Rádio e TV 2025: Expansão e Futuro”, ocorrido nos dias 3 e 4 de julho, em Brasília. A diretora de Comunicação da CMM, Roberta Bindá, representou a Casa na ocasião.
“Esse convite representa o reconhecimento do trabalho que a Câmara Municipal de Manaus vem desenvolvendo na área de comunicação institucional. É um marco histórico e um orgulho para todos nós”, afirmou Roberta.
Voz manauara na ‘Voz do Brasil’
A jornalista Priscila Gama, com mais de dez anos de experiência na comunicação amazonense, será a responsável por apresentar a edição histórica. Com passagens por diversas emissoras de rádio e TV da capital, ela atualmente integra a equipe da Diretoria de Comunicação da CMM.
“Participar dessa celebração nacional é uma grande honra. Poder representar Manaus em um programa com tanta história e relevância é um reconhecimento importante para a comunicação legislativa da nossa cidade”, destacou Priscila.
Uma história que atravessa gerações
Criado em julho de 1935, o programa surgiu como Programa Nacional, voltado à divulgação de ações do Estado NOVO, no governo Getúlio Vargas. Em 1938, passou a se chamar A Hora do Brasil, com transmissão obrigatória em todas as emissoras de rádio entre 19h e 20h. O nome ‘A Voz do Brasil’ só foi adotado oficialmente em 1971.
Com linguagem acessível, o programa se consolidou como fonte confiável de informações oficiais, cobrindo momentos históricos como a Segunda Guerra Mundial, a promulgação da Constituição de 1988, os atentados de 11 de setembro e até o falecimento do ídolo Ayrton Senna, em 1994.
Texto: Eliana Nascimento/Dicom