Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas
Amazonas

Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas

13 de junho de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 14 minutos

Estratégia permite o monitoramento de demanda de atendimentos por Síndrome Gripal

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

O monitoramento sentinela é uma estratégia da vigilância epidemiológica para detectar o comportamento de doenças. No Amazonas, é realizada a vigilância sentinela de vírus respiratórios pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a qual corresponde às amostras de materiais biológicos encaminhadas, pelos municípios cadastrados como unidades sentinelas para vírus respiratórios, e analisadas pelo Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), também integrante da Fundação.

Semanalmente, a FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), divulga o cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, às segundas-feiras, por meio de informe que ficam disponíveis no site da instituição (https://www.fvs.am.gov.br). O objetivo é identificar a proporção de síndrome gripal, fornecendo informação oportuna e de qualidade para o planejamento e adequação do tratamento.

De forma prática, a vigilância sentinela é realizada em serviços em saúde com demanda espontânea, como pronto-atendimentos, emergência e ambulatório. “O monitoramento sentinela é composto por serviços de saúde de forma integrada. Contamos com a parceria de equipes de vigilância em saúde municipais no intuito de fortalecer, cada vez, esse cenário”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Monitoramento sensível

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPA articulação junto aos municípios é realizada por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, via Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Esse contato próximo com as equipes municipais é realizado de forma remota ou presencial com ações programadas de vigilância epidemiológica com apoio técnico das coordenações municipais de vigilância.

A visita técnica mais recente está sendo realizada em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). A ação iniciou na quarta-feira (11/06) e se encerra nesta sexta-feira (13/06). A gerente de vigilância de doenças transmissíveis, Lilian furtado, destaca que os monitoramentos visam a análise de estratégias locais de vigilância epidemiológica.

“Em todos os municípios, fortalecemos as estratégias das equipes municipais em diferentes frentes, como a inserção de dados em sistemas de informação e a articulação intersetorial nas ações de prevenção e controle”, ressalta Lilian, acrescentando que as ações são voltadas para doenças de notificação obrigatória que podem representar riscos à saúde pública.

O coordenador de vigilância epidemiológica de São Gabriel da Cachoeira, Francisney Batista, destaca a importância das ações para prevenção de doenças infecciosas. “Recebemos a equipe da FVS-RCP, o que vem a fortalecer as ações integradas com foco na prevenção e diagnóstico. A parceria fortalece a vigilância em saúde no município e contribui para a proteção da nossa população”, disse.

Durante as visitas técnicas, equipes de vigilância epidemiológica da FVS-RCP acompanham as ações de unidades de saúde, fortalecendo a prevenção e controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), covid-19, influenza, unidade sentinela de síndrome gripal, doenças de transmissão hídrica e alimentar, doenças diarreicas agudas, rotavírus, doenças de transmissão vetorial e zoonoses, arboviroses, anomalias congênitas, doenças imunopreveníveis, sarampo, paralisia flácida aguda, tétano, coqueluche, varicela, meningite e mpox.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas fortalece Sistema Socioeducativo com foco em atendimento, acolhimento e reintegração

Por administrador
Amazonas

Com produção em alta no Amazonas, açaí é reconhecido oficialmente como fruta autenticamente brasileira

Por administrador
Amazonas

Ipaam autoriza implantação da primeira Usina Municipal de Carbonização de Resíduos Sólidos do Amazonas, em Nhamundá

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 163 vagas de emprego para esta quarta-feira

Por administrador
Amazonas

PC-AM solicita divulgação das imagens de três homens que desapareceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

Adaf alerta pecuaristas para a importância da vacinação contra a brucelose

Por administrador
Amazonas

IML procura familiares de dois idosos que faleceram em Manaus

Por administrador
Amazonas

No fim do ano 92% dos lojistas não registraram assaltos nem furtos, aponta pesquisa da Fecomércio

Por administrador
Amazonas

Sect projeta recorde de entregas de títulos definitivos em 2026

Por administrador
Amazonas

Pré-Fórum Cultura Viva Amazonas inicia programação da Teia Estadual no Palacete Provincial

Por administrador
Amazonas

ADS realiza dez edições das Feiras de Produtos Regionais nesta semana

Por administrador
Amazonas

Professor e alunos do EJA criam jogo para trabalhar conceitos termoquímicos em Barreirinha, com apoio do Governo do Amazonas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?