Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas
Amazonas

Monitoramento sentinela: FVS-RCP esclarece como identifica os vírus respiratórios em circulação no Amazonas

13 de junho de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 14 minutos

Estratégia permite o monitoramento de demanda de atendimentos por Síndrome Gripal

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

O monitoramento sentinela é uma estratégia da vigilância epidemiológica para detectar o comportamento de doenças. No Amazonas, é realizada a vigilância sentinela de vírus respiratórios pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a qual corresponde às amostras de materiais biológicos encaminhadas, pelos municípios cadastrados como unidades sentinelas para vírus respiratórios, e analisadas pelo Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), também integrante da Fundação.

Semanalmente, a FVS-RCP, vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), divulga o cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, às segundas-feiras, por meio de informe que ficam disponíveis no site da instituição (https://www.fvs.am.gov.br). O objetivo é identificar a proporção de síndrome gripal, fornecendo informação oportuna e de qualidade para o planejamento e adequação do tratamento.

De forma prática, a vigilância sentinela é realizada em serviços em saúde com demanda espontânea, como pronto-atendimentos, emergência e ambulatório. “O monitoramento sentinela é composto por serviços de saúde de forma integrada. Contamos com a parceria de equipes de vigilância em saúde municipais no intuito de fortalecer, cada vez, esse cenário”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Monitoramento sensível

FOTOS: Divulgação/FVS-RCPA articulação junto aos municípios é realizada por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, via Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis. Esse contato próximo com as equipes municipais é realizado de forma remota ou presencial com ações programadas de vigilância epidemiológica com apoio técnico das coordenações municipais de vigilância.

A visita técnica mais recente está sendo realizada em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). A ação iniciou na quarta-feira (11/06) e se encerra nesta sexta-feira (13/06). A gerente de vigilância de doenças transmissíveis, Lilian furtado, destaca que os monitoramentos visam a análise de estratégias locais de vigilância epidemiológica.

“Em todos os municípios, fortalecemos as estratégias das equipes municipais em diferentes frentes, como a inserção de dados em sistemas de informação e a articulação intersetorial nas ações de prevenção e controle”, ressalta Lilian, acrescentando que as ações são voltadas para doenças de notificação obrigatória que podem representar riscos à saúde pública.

O coordenador de vigilância epidemiológica de São Gabriel da Cachoeira, Francisney Batista, destaca a importância das ações para prevenção de doenças infecciosas. “Recebemos a equipe da FVS-RCP, o que vem a fortalecer as ações integradas com foco na prevenção e diagnóstico. A parceria fortalece a vigilância em saúde no município e contribui para a proteção da nossa população”, disse.

Durante as visitas técnicas, equipes de vigilância epidemiológica da FVS-RCP acompanham as ações de unidades de saúde, fortalecendo a prevenção e controle de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), covid-19, influenza, unidade sentinela de síndrome gripal, doenças de transmissão hídrica e alimentar, doenças diarreicas agudas, rotavírus, doenças de transmissão vetorial e zoonoses, arboviroses, anomalias congênitas, doenças imunopreveníveis, sarampo, paralisia flácida aguda, tétano, coqueluche, varicela, meningite e mpox.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Dezembro Vermelho 2025: Amazonas tem redução de 20,7% na mortalidade por Aids

Por administrador
Amazonas

Ipaam registra 38 resgates de animais silvestres em novembro na capital

Por administrador
Amazonas

SSP-AM registra queda de mais de 62% nos roubos a comércios em Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte

Por administrador
Amazonas

Dezembro Laranja: No mês de combate ao câncer de pele, SES-AM continua a intensificação de cirurgias dermatológicas na Fuham

Por administrador
Amazonas

Sejusc realiza mais de 1,3 mil atendimentos durante a 27ª edição do Governo Presente

Por administrador
Amazonas

Governo Presente: SES-AM realizou mais de 1,4 mil atendimentos no Lago Azul

Por administrador
Amazonas

Dezembro Vermelho: Prevenção, Testagem e Ação Integrada no Centro de Manaus

Por administrador
Amazonas

PC-AM realiza Operação Guardiões do Guaraná para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador
Amazonas

Jovem talento nos tatames: Aluno do CMPM conquista títulos internacionais e se firma como prodígio no jiu-jitsu

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina reunirá 180 alunas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e famílias do Monte Horebe fecham acordo sobre soluções de moradia definitivas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?