Há 40 minutos
Com nova unidade, Coari se torna o 27º município com estrutura física do programa; UBS e SPA também foram reinaugurados após reforma
FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SecomDurante as comemorações pelos 93 anos de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima inaugurou, neste domingo (03/08), duas salas do programa Telessaúde no município, fortalecendo o acesso da população do interior à saúde especializada por meio da tecnologia. Com a nova unidade, Coari passa a integrar a lista dos 27 municípios, além de Manaus, que já contam com estruturas físicas do programa saúde AM Digital, totalizando 74 salas em funcionamento em todo o estado.
“Nós estamos levando a Telessaúde para todo o estado e diminuindo o tempo de espera para que o paciente possa receber essa consulta. Hoje, em parceria com o prefeito, estamos trazendo a telessala para orientar os pacientes a como utilizar esse aplicativo e receber esse atendimento aqui. Também estamos montando um telediagnóstico em que os laudos são emitidos em 10 minutos, assinados pelo médico”, afirmou o governador Wilson Lima.
As novas salas de Telessaúde funcionam na unidade básica de saúde (UBS) e no Serviço de pronto atendimento (SPA) Enedino Monteiro, localizados no bairro Pera 1. Ambas as unidades foram reformadas e reinauguradas durante a agenda do governador. O espaço foi equipado com sistema de videoconferência, aparelho de eletrocardiograma, internet dedicada e plataforma de prontuário eletrônico, permitindo atendimentos em 12 especialidades médicas, como cardiologia, psiquiatria, neurologia, endocrinologia, ginecologia e dermatologia, com médicos baseados em Manaus.
FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SecomA estrutura deve beneficiar cerca de 70 mil moradores do município. E em Codajás, onde o serviço foi inaugurado no sábado (02/08), duas salas foram entregues, beneficiando aproximadamente 28 mil pessoas. As unidades funcionam na UBS Arlete Ferreira, também com infraestrutura moderna e equipe de apoio local.
Com as novas entregas, o programa Telessaúde consolida-se como uma das principais frentes de regionalização do SUS no Amazonas. A meta do Governo do Estado é levar o serviço a todos os 62 municípios com estruturas físicas até o fim de 2025, promovendo dignidade e superando barreiras geográficas com tecnologia de ponta.
Além das consultas com especialistas, os atendimentos incluem telediagnóstico por eletrocardiograma, com laudos emitidos em até 10 minutos. Os agendamentos podem ser realizados pelo aplicativo saúde AM Digital, que também oferece acesso a receitas, laudos, histórico clínico e acompanhamento médico. O governo disponibiliza ainda um canal de atendimento automatizado via WhatsApp no número (92) 3190-1504.
FOTOS: Diego Peres e Mauro Neto/SECOM“Eu não tinha tido um atendimento assim. Já perdi consulta, já fui pra Manaus várias vezes. Agora foi tudo rápido. Fiz minha consulta aqui mesmo e o médico me ajudou com o laudo. Isso vai me ajudar até na aposentadoria. A Telessaúde é muito boa, PODE confiar”, contou a vendedora Maria de Fátima da Silva, de 58 anos, uma das primeiras pacientes atendidas na unidade.
A inauguração das salas de Telessaúde integrou uma série de entregas feitas durante a programação oficial do aniversário do município. Entre as quais, a reinauguração do ginásio poliesportivo Pedro Padilha, que também contou com a presença do governador Wilson Lima.